Foto: Mateus Ferreira (Diário)
Responsáveis pela produção de 70% a 80% da soja e cerca de 30% do arroz de Santa Maria, os produtores do distrito de Santa Flora aguardam com expectativa o início das obras de asfaltamento da VRS-505. A melhoria da estrada, que liga a BR-392 à sede do distrito, é uma demanda histórica da comunidade local e deve sair do papel a partir deste mês. Porém, nesse primeiro momento, será asfaltado apenas um trecho de 1 km da estrada, que tem ao todo 17 km. Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Marcelo Dalla Corte, que falou ao vivo no Bom Dia, Cidade, a obra vai muito além de uma simples melhoria, é fundamental para melhorar a logística da produção rural da região.
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Ele lembra que, no passado, pequenos caminhões davam conta do transporte, mas hoje, com os bitrens que carregam toneladas de grãos, é necessário ter estradas mais robustas e seguras. O distrito, que nasceu em 1961, também tem grande produção de gado, além da Marzari Alimentos, uma das maiores indústrias de Santa Maria e que envia arroz para vários Estados. Segundo ele, mesmo com a manutenção, não há como garantir uma boa condição para a estrada:
— Foi a partir da criação da indústria Marzari que começou o fluxo de caminhões. Nunca deixou de ser feita a manutenção, e as estradas são as mesmas, só que a gente pode ver com a evolução do tempo que, antes era um caminhãozinho puxando, e hoje é um bitrem. A gente sabe quantas toneladas carregam um bitrem, né? Então, o asfalto já não é um luxo, e sim uma necessidade, porque a gente sabe que as empresas cumprem prazo, o arroz tem que chegar, não querem saber se tá chovendo, eles têm que entregar. A gente entende isso, mas o problema é que a estrada não comporta o movimento de caminhões e o peso que hoje trafega nela, né? — explica.
Atualmente, são cerca de 40 produtores de soja e 20 de arroz que atuam no distrito. Mas há também quem trabalha em outras áreas. O pedreiro Romário Rodrigues Flores, 71 anos, soma 50 anos vividos no distrito. Ele torce para que o asfaltamento comece a ser feito ainda este ano:
— Essa estrada é muito braba, termina com tudo os caquinhos que a gente tem. Tem que ir e vir todos os dias, né, então é um caos isso aí. Em dia de chuva, é difícil. Agora até que não tá muito, porque elas já tão arrumando a estrada, botando pedra e tudo, só que é muita "buraqueira", afrouxa tudo os carros. Seria muito importante mesmo essa esse asfalto aqui, melhoraria bastante para nós — conta.
O primeiro quilômetro da via começará a ser pavimentado na próxima semana, se o clima permitir. A obra, viabilizada por meio do Programa de Incentivo de Acesso Asfáltico (PIAA), contará com o investimento de R$ 4,58 milhões em ICMS repassados por oito empresas, entre elas a Marzari Alimentos. O contrato que garante o repasse deve ser assinado nesta segunda-feira (9), às 11h15min, na sede da Secretaria de Transportes e Logística do Estado, em Porto Alegre.
No total, a estrada tem 17 km de chão batido. Segundo o secretário, ideia ampliar o asfaltamento até a sede do Distrito de Santa Flora nos próximos anos:
— Estamos fazendo um planejamento para que nos 4 anos a gente tente ampliar esse 1 km e tentar chegar até a sede. Essa é a nossa ideia. A gente sabe que requer recursos. A gente também está vendo que o PIAA aceita projetos até R$ 7 milhões por ano. Então, temos mais R$ 3 milhões para captar com as empresas este ano. Estamos buscando isso, estamos pedindo a parceria, unindo as forças políticas da cidade, para que a gente consiga ampliar essa distância, pela importância do distrito para a economia de Santa Maria.
A cada ano, o PIAA poderá prever mais verbas de ICMS para ir asfaltando outros trechos da rodovia. Entre as lideranças da cidade, há esperança de que o Estado acabe investindo verbas do Daer para acelerar essa obra futuramente.