Cerca de 300 Kg de produtos, incluindo carne bovina, ovina e suína, pescado, salame, queijo colonial, ovos e banha, além de 239 litros de vinho e cachaça, foram apreendidos na manhã desta quinta-feira em Santa Maria, em dois estabelecimentos.
Mais de 25 toneladas de carne e embutidos são apreendidos em supermercados de Santa Maria
A ação foi realizada pelo Grupo de Combate ao Abigeato e à Clandestinidade, em que fazem parte o setor de Alimentos da Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Patrulha Rural da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC).
Vigilância Sanitária apreende 700 kg de carne estragada em mercado de Santa Maria
Os alimentos de origem animal estavam impróprios para o consumo humano devido às precárias condições de higiene, por não apresentarem procedência comprovada e inspeção sanitária. As bebidas não apresentavam registro.
Os dois estabelecimentos ficam na BR 287, no Distrito de Boca do Monte. Ninguém foi detido.
A carne será destinada ao Criadouro São Braz, e os demais produtos incinerados no Frigorífico Silva.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, as fiscalizações foram intensificadas desde maio deste ano quando os feirantes varejistas (feiras livres) participaram de uma reunião onde foram orientados sobre os riscos do consumo de alimentos não inspecionados.