Direito à moradia

72 matrículas são entregues no loteamento Brenner

Mais uma entrega de matrículas no Núcleo Urbano Loteamento Brenner, no Bairro Divina Providência. A ação foi realizada na Escola Municipal Educação Infantil Glaci Corrêa da Silva, na quarta-feira (26). 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– É uma grande alegria estar aqui no loteamento Brenner nessa quarta etapa de entrega das nossas matrículas. É o direito do cidadão, dos nossos contemplados com as residências, em ter o imóvel em seu nome. Isso traz segurança jurídica e estabilidade. É uma alegria para o morador, para nós da Secretaria de Habitação, e para a prefeitura porque acaba regularizando mais um empreendimento. É um esforço contínuo. De 2018 para cá a gente já registrou mais de 7 mil matrículas no Cartório de Registro de Imóveis, considerou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt.



As matrículas foram entregues junto da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). O procedimento transforma os núcleos em áreas legalizadas e garante a propriedade, o direito social à moradia e também acesso a serviços públicos, promovendo cidadania e qualidade de vida à população. Na ocasião, foram repassados 72 concessões de imóveis que estão localizados nas Quadras O, P, Q, U e V.

– A matrícula é a certidão de nascimento do imóvel, que está registrado lá no Cartório de Registro de Imóveis que este terreno, este imóvel, possui um proprietário. Também estamos entregando a Concessão de Direito Real de Uso, que é um contrato previsto no Estatuto da Cidade, onde o município assina com o proprietário do imóvel. Como é o município que está entregando este documento, ele não é uma escritura pública, é sim uma concessão. Isso ocorre em todos os empreendimentos habitacionais provenientes de recursos públicos – explica o titular da pasta.

Só neste ano, 170 matrículas já foram entregues na localidade. A primeira ação consistiu na entrega de 60 matrículas no dia 31 de março. Outras 60 concessões foram entregues no dia 27 de abril, e 50 foram repassadas à comunidade do loteamento Brenner no dia 29 de maio. Novas ações vão ocorrer durante o ano, e matrículas serão entregues em etapas, e por quadras, aos moradores regulares. A moradora da localidade há 11 anos e uma das contempladas na ação Denise de Oliveira, 67 anos, conta sobre o processo: 

– Para mim retirar esta matrícula é uma felicidade imensa, pra gente que não tem casa. Me inscrevi porque tinha me separado e não tinha onde morar. Trabalhava, corria atrás das coisas, mas não tinha condições de comprar. Graças a eles hoje eu tenho a minha casa, e posso deixar para um filho meu. Pra mim tá sendo emocionante demais. Só tenho a agradecer. Eu fui ao sorteio e fiquei de suplente, depois passou um tempo e me chamaram. Quando me ligaram avisando que eu poderia tirar minha matrícula aqui, eu disse ‘muito obrigado por eu ter onde morar’. É um sonho realizado!

Regularização fundiária

O processo de regularização fundiária inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à inclusão dos núcleos urbanos informais consolidados ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

Com a matrícula, o proprietário pode vender ou transferir o imóvel com segurança jurídica, além de o imóvel obter condições de participar de financiamentos imobiliários e possuir maior valor agregado. Regularizado, o local também poderá ser ampliado e reformado conforme a legislação, utilizando todos os benefícios que, porventura, ela traga aos proprietários.

As pessoas que ainda não tiveram retorno sobre a entrega de CDRUs, que precisam resolver questões referentes ao complemento de documentação ou que não puderam comparecer nesta quarta-feira na EMEI Professora Glaci Corrêa da Silva, podem retirar a concessão na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, no Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277), no andar térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Uma pessoa que vivia para o campo e apaixonada pelo tradicionalismo', relatam familiares de homem que morreu após cair de barranco com trator Anterior

'Uma pessoa que vivia para o campo e apaixonada pelo tradicionalismo', relatam familiares de homem que morreu após cair de barranco com trator

Obra do Calçadão está na reta final, mas ainda sem data de conclusão Próximo

Obra do Calçadão está na reta final, mas ainda sem data de conclusão

Geral