Brigada Militar mantém policiamento 24 horas após tiroteios próximos a escolas em Santa Maria

Brigada Militar mantém policiamento 24 horas após tiroteios próximos a escolas em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Após registros de tiroteios no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, na região sudeste de Santa Maria, a Brigada Militar (BM) intensificou o policiamento e manterá um patrulhamento contínuo, 24 horas por dia, até o fim do mês. A medida entrou em vigor na semana passada e tem por objetivo garantir a segurança de moradores e da comunidade escolar. Até este momento, duas escolas precisaram fechar as portas durante o horário de aula, em pelo menos um dia, devido a tiroteios na região.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Marcus Giovani Mello, o reforço está centralizado no Loteamento Leonel Brizola, na Maringá, área que concentra as principais ocorrências.
— Desde que tivemos conhecimento das situações, deslocamos efetivos para a região, intensificando as abordagens e o patrulhamento no entorno das escolas — informou o comandante.

A operação ocorre de forma integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, com a instalação de uma base comunitária e o acompanhamento da Guarda Escolar. O comandante reforça que o patrulhamento será mantido até que a situação se estabilize e que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 190.


Prefeitura acompanha a situação

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5, nesta terça-feira (14), o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria, Sandro Nunes, destacou que a prefeitura está atuando de forma integrada com os demais órgãos de segurança desde os primeiros registros de tiroteios na região Sudeste. Segundo o secretário, o poder público municipal foi acionado imediatamente após os episódios. 

— Assim que soubemos do fato, entramos em contato com a Brigada Militar e a Guarda Municipal para definir ações conjuntas. Também conversamos com a Secretaria de Educação, reafirmando nosso compromisso em garantir que as escolas continuem funcionando com segurança — afirmou.

Nunes destacou ainda a importância do Sistema de Ordem e Segurança Pública (SOSP), ferramenta responsável por integrar e repassar, em tempo real, as informações às forças de segurança. O sistema reúne dados de câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, além de mecanismos de alerta, como o botão do pânico instalado em unidades escolares. De acordo com o secretário, o botão de pânico da escola foi acionado durante um dos episódios e teve resposta imediata das forças de segurança, o que reforça a eficácia do sistema integrado.

A prefeitura reforça que seguirá monitorando a situação e prestando apoio às forças de segurança e às escolas afetadas, com o objetivo de restaurar a sensação de segurança e estabilidade para alunos, professores e moradores da região.

Disputa por tráfico e reforço integrado

Foto: Brigada Militar (Divulgação)

Segundo a Brigada Militar, os episódios de violência estão ligados a uma disputa entre dois grupos criminosos. A motivação estaria ligada ao controle de pontos de tráfico de drogas na região. Desde o início das ações, a corporação já realizou prisões de suspeitos e apreendeu três armas de fogo, além de fortalecer o patrulhamento ostensivo e as operações de inteligência para identificar e desarticular as lideranças envolvidas.


O secretário Sandro Nunes ainda destacou a preocupação com o perfil dos envolvidos nos crimes, observando que muitos dos suspeitos são jovens recrutados por facções locais.

— São, em grande parte, meninos muito novos, que acabam sendo cooptados pelo tráfico e não têm noção das consequências dos seus atos. É uma situação que exige trabalho social e educacional, além da atuação firme das forças de segurança — pontuou.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Sarturi

31ª Feicoop atinge expectativa de público de 100 mil visitantes Anterior

31ª Feicoop atinge expectativa de público de 100 mil visitantes

Balada Inclusiva reunirá grande público nesta quinta-feira em Santa Maria Próximo

Balada Inclusiva reunirá grande público nesta quinta-feira em Santa Maria

Geral