Foto: Rian Lacerda (Diário)
Santa Maria amanheceu sob forte chuva nesta terça-feira (9), o que provocou alagamentos em diversas vias e lentidão em pontos isolados do trânsito. Na ERS-509, a faixa velha de Camobi, o acúmulo de água exigiu atenção redobrada dos motoristas. A cidade está no nível operacional 3, na cor laranja, que indica alerta alto para ocorrências climáticas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com o nível 3, a Defesa Civil mantém equipes, equipamentos e estrutura de prontidão devido à atuação de um ciclone extratropical no Estado. Até as 7h, não havia registros de ocorrências graves relacionadas à chuva, apenas demandas de limpeza e manutenção em uma rua no Bairro Salgado Filho, duas podas de árvores e três chamados por infiltração em telhados, sem danos.
100 mm em 12 horas
Na região Central, conforme a Defesa Civil gaúcha, São Sepé, localizada a cerca de 1 hora de Santa Maria, foi o município com maior volume de chuva: 100,6 mm em 12 horas. Caçapava do Sul registrou 82 mm, seguida por São Pedro do Sul (69,8 mm) e São Gabriel (57 mm). Lavras do Sul, a aproximadamente 60 km de Caçapava do Sul, teve a maior velocidade de vento da região, com 40,2 km/h.