Foto: Nathália Schneider (Diário)
Muitas lonas e casas destelhadas. Esse é o cenário em alguns pontos da cidade de Faxinal do Soturno, atingida de forma intensa pela chuva de granizo na madrugada desta terça-feira (26). No início da manhã, pelo menos 100 casas danificadas pelas grandes pedras de gelo haviam sido contabilizadas, número que aumentou para 500 ao longo do dia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O radialista Gilberto Roque Júnior, de 35 anos, morador da Vila Medianeira, uma das mais atingidas do município, teve o telhado da sua casa danificado pela ação do granizo. Ele e a esposa estavam dormindo quando tudo começou.
– Como existem muitas árvores perto da casa, pensamos que pudessem ser galhos caindo no telhado, porém o barulho passou a se repetir muitas vezes e mais forte. A sensação de insegurança é horrível. A gente busca conquistar as coisas e acaba perdendo rapidamente, porque tudo durou, no máximo, 1 minuto – conta Gilberto.

A casa dos pais de Gilberto, no mesmo bairro, (foto acima) também foi fortemente atingida e precisou ser coberta por lonas, pois parte do telhado precisará ser trocado. Quando a reportagem esteve no local, o irmão dele, Eduardo, estava em cima da casa analisando a situação, para ter uma ideia do quanto precisará ser consertado. Todos os filhos correram até a casa dos pais logo pela manhã para verificar se eles estavam bem.

Pelas ruas de Faxinal do Soturno, também foi possível ver muita solidariedade. É o caso de Anelissa Rocha, de 36 anos. Além de servidora da Secretaria de Assistência Social do município, ela é bombeira voluntária. Anelissa relata que a estimativa é de que pelo menos 500 residências tenham sido atingidas pela chuva de granizo.

– Desde às 4h30min o pessoal está na correria, ajudando. Quem está envolvido no trabalho não parou. É um trabalho conjunto dos Bombeiros, prefeitura e Defesa Civil – disse Anelissa enquanto entregava mais lonas nas ruas para os moradores.
Ela reforça que doações são bem-vindas para suprir as primeiras necessidades. Roupas de cama e materiais de higiene são prioridades no momento. A prefeitura está arrecadando donativos, como cobertores, colchões e roupas de cama para ajudar as famílias atingidas. As doações devem ser entregues na Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Mais detalhes podem ser adquiridas em contato com o Quartel do Corpo de Bombeiros de Faxinal, pelo telefone: (55) 3263-2053.
Pelo menos 15 famílias estão desalojadas e tiveram o telhado de suas casas totalmente destruídos. Cinco delas já foram levadas ao Parque de Exposições do município. De acordo com o secretário de Assistência Social, Eduardo Garlet, "não havia registro de uma chuva de granizo tão forte como essa".
– Estamos em conversa com a Defesa Civil do Estado. Tem uma ação dentro da Secretaria de Assistência Social, onde as pessoas que foram atingidas podem se cadastrar para receber doações e orientações sobre como proceder neste momento – conta Anelissa Rocha.

Com isso, o objetivo é criar um plano de ação para saber quais as melhores formas de ajudar a população atingida.
– Estamos trabalhando para dar um suporte à população. Ninguém ficará sem suporte. Só peço que tenham um pouco de paciência porque todo mundo foi pego de surpresa, então acabou sendo um susto para a população inteira – finaliza a voluntária.
A moradora Lourdes de Mello, de 71 anos, relatou que as pedras tinham a "grossura de um ovo de galinha" e que várias casas da sua vizinhança foram atingidas:
– Faziam muitos anos que não caia tanta pedra como caiu agora. Eu me apavorei, me assustei.