Foto: Defesa Civil municipal (Divulgação)
Anta Gorda teve acesso bloqueado pela água
Apesar do céu claro em Santa Maria neste sábado (8), diversas regiões do Rio Grande do Sul ainda avaliam os estragos causados pela passagem de um ciclone extratropical que atuou nas últimas 48 horas. O fenômeno provocou destelhamentos, alagamentos, falta de energia elétrica e bloqueios em rodovias devido à queda de árvores. O Estado de Santa Catarina também foi atingido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em alguns pontos do Estado, e várias cidades registraram grandes volumes de chuva. As regiões mais atingidas foram o Norte, a Serra e a Metropolitana de Porto Alegre. Na área de cobertura do Diário, Cruz Alta registrou o maior acumulado de chuva, com 148 milímetros, seguido de Tupanciretã, com 127 milímetros, conforme dados da BaroClima Meteorologia referentes às últimas 48 horas, até as 10h45min deste sábado.
Cruz Alta
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Sival Freitas, choveu consideravelmente no município, mas nenhuma ocorrência grave foi registrada. O órgão recebeu dois pedidos de lona.
Santa Maria
No episódio, o município acumulou 65mm de chuva. Passada a instabilidade, o tempo segue firme, com sol entre poucas nuvens e temperaturas amenas. De acordo com a prefeitura, não foram registradas ocorrências durante o ciclone. A Defesa Civil entregou lonas para pessoas que procuraram a sede do órgão por conta de goteiras nas residências.
Chuva observada em 48h até 10h45 de sábado (8)
- Cruz Alta – 148mm
- Tupanciretã – 127mm
- Santiago – 90mm
- Cacequi – 74mm
- Lavras do Sul – 68mm
- São Pedro do Sul – 67mm
- Silveira Martins – 61mm
- São Gabriel – 60mm
- Jaguari – 53mm
- Nova Palma – 53mm
- Rosário do Sul – 50mm
- Caçapava do Sul – 50mm
- São Sepé – 49mm
- São Francisco de Assis – 49mm
- Ivorá – 48mm
- Faxinal do Soturno – 46mm
- Itaara – 45mm
- Júlio de Castilhos – 43mm
- São Martinho da Serra – 42mm
- São Vicente do Sul – 42mm
Novo alerta
O boletim da Defesa Civil estadual destaca a queda das temperaturas nas próximas horas. Uma nova massa de ar frio avança e promete um amanhecer gelado nos próximos dias. No domingo(9), as mínimas ficarão entre 7°C e 10°C na Serra e no Sul; nas demais regiões, entre 11°C e 16°C. Já na segunda (10), o amanhecer será ainda mais gelado, com mínimas de 5°C a 8°C na Serra e até 14°C nas demais áreas. Na terça (11), haverá maior declínio dos termômetros.
Leia mais:
- Cidade da região registra maior acumulado de chuva do Estado nesta sexta-feira ao ultrapassar 100mm em 12 horas
- Tornado causa destruição e deixa seis mortos no Paraná
- Nova mina vai começar a produzir fosfato para adubação em 2026 em Lavras do Sul, gerando 90 empregos