Rústica da Medianeira reúne 700 atletas em Santa Maria; confira os vencedores

Rústica da Medianeira reúne 700 atletas em Santa Maria; confira os vencedores

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Rústica da Medianeira movimentou a manhã deste sábado (8) em Santa Maria, abrindo o segundo dia de programação da Romaria da Medianeira. Cerca de 700 atletas participaram da terceira edição do evento, que teve largada às 7h no Santuário Basílica da Medianeira. Foram três modalidades: de 3 km, 5 km e 10 km, divididas nas categorias masculino e feminino. Como novidade este ano, a rústica contou com categorias especiais para pessoas com deficiência (PCD), bicicleta adaptada e uma modalidade infantil.


Calendário unificado e regras para corridas

Presente no evento, o secretário de Município de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, destacou o crescimento desta e de outras rústicas na cidade.

– É a terceira rústica e a prefeitura está inserida também aqui dentro da Romaria. É um evento que vem pra ficar, isso nós percebemos já no primeiro ano. Mesmo com chuva as pessoas compareceram, essa é a energia da corrida de rua – afirmou o secretário.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

​Segundo Ribeiro, o cenário consolidado das corridas em Santa Maria motivou a prefeitura a criar um padrão para os eventos. Ele anunciou que, no final de novembro, será lançado o calendário oficial de corridas de 2026, com base em uma nova instrução normativa que trará diretrizes e critérios para os organizadores.


– Vamos fazer uma reunião no dia 19 com todas as forças de segurança e, principalmente, junto com todos que organizam provas aqui na cidade, para nós criarmos um calendário a partir de uma instrução normativa que a prefeitura vai lançar com a Secretaria de Esporte e a Secretaria de Segurança – explicou.


O objetivo, segundo o secretário, é garantir um padrão de qualidade e segurança para os atletas.

– A normativa vem pra organizar. Para 2026, as corridas vão ter, digamos assim, esse selo da prefeitura. Se estiverem num evento que está homologado pela prefeitura, vai ter um padrão mínimo de organização e de segurança. O circuito de corridas aqui na cidade é um dos maiores do Estado, então é preciso ter esse método de organização – concluiu Ribeiro.



Confira os principais vencedores por modalidade:

Foto: Rian Lacerda (Diário)

10 km - Masculino

  1. RODRIGO FRANCO (0:34:11.022 )
  2. RODRIGO PADILHA VIEIRA (0:37:28.8584)
  3. BRUNO FREITAS (0:39:36.053)

10 km - Feminino

  1. LUANA FELIN PICCININ (0:46:12.625)
  2. ANA PAULA DA SILVA ARRUDA (0:46:45.203)
  3. LAURA FENALTE STREHER (0:48:08.038)

5 km - Masculino

  1. VITOR BEVILAQUA (0:18:51.3724)
  2. RAFAEL JACQUES BOSSI (0:19:50.903)
  3. ALEX MELO AZAMBUJA (0:20:25.215)

5 km - Feminino

  1. MÁRCIA NADIR REZENDE AULER (0:22:59.832)
  2. VANESSA STANGHERLIN VIEIRA (0:23:41.200)
  3. CELINA FERREIRA DA SILVA  (0:23:47.499)

3 km - Masculino

  1. DANIELIKLEIN ORTIZ (0:09:31.556 )
  2. ELIAN IABRIEL AULER (0:10:31.579)
  3. PEDRO IBREU DOMINGUES (0:11:22.548)

3 km - Feminino

  1. MARIA ILARA COMORETTO GALL MALLMANN (0:13:32.594)
  2. FERNANIA TRINDADE (0:14:22.407)
  3. NATASHI SOUTO FRANÇA (0:15:00.892)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ciclone extratropical deixa estragos em várias regiões do Estado, com rajadas que ultrapassaram 100 km/h Anterior

Ciclone extratropical deixa estragos em várias regiões do Estado, com rajadas que ultrapassaram 100 km/h

Corsan promove reuniões comunitárias para esclarecer dúvidas sobre ligações de esgoto; confira as principais demandas Próximo

Corsan promove reuniões comunitárias para esclarecer dúvidas sobre ligações de esgoto; confira as principais demandas

Geral