Doze cidades da Região Central participam da pesquisa nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde, que é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) com foco nos impactos no novo coronavírus na população. A intenção é quantificar as pessoas com sintomas do novo coronavírus e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. As perguntas são feitas por telefone aos moradores das cidades participantes (veja o vídeo abaixo). As entrevistas duram cerca de 10 minutos. Na região, fazem parte da amostra 433 domicílios onde residem cerca de 1.300 pessoas. Em todo o Brasil, são mais de 193 mil domicílios de 3.364 cidades que participam da pesquisa.
Para definir a amostra da nova pesquisa, o IBGE utilizou a base de 211 mil domicílios que participaram da PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado. Os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181, e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.
- Estamos com algumas dificuldades para que as pessoas atendam as nossas ligações. Há desconfiança, mas o morador pode consultar se a ligação é verdadeira. Os dados são totalmente confidenciais - explica o coordenador de Área da Agência de Santa Maria do IBGE, Mário de Avila.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A PESQUISA
A pesquisa começou no início de maio e deve se estender até o fim de julho. São feitas coletas semanais de dados, e todos os meses os mesmos moradores são consultados novamente. A pesquisa vai estimar a quantidade de pessoas que tiveram algum dos sintomas da Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza. Também será estimada a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde, dentre outras informações.
Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.
A PNAD Covid também vai acompanhar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias. Para ver o questionário da pesquisa, clique aqui.
CIDADES DA REGIÃO CENTRAL QUE PARTICIPAM DA PESQUISA:
- Agudo
- Formigueiro
- Itaara
- Ivorá
- Júlio de Castilhos
- Nova Palma
- Santa Maria
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- Restinga Sêca
- Toropi
- Vila Nova do Sul