Foto: Samuel Marques (PMSM/Divulgação)
Foi assinado, na tarde desta quinta-feira (22), o Termo de Convênio para a execução do projeto de requalificação da Antiga Associação dos Empregados da Viação Férrea, popularmente conhecido como Clube dos Ferroviários. O ato ocorreu em Porto Alegre, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com a presença do prefeito Rodrigo Decimo (PSD).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O município receberá R$ 10 milhões do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do MP. O valor foi confirmado em setembro de 2025 e será usado para a revitalização do patrimônio histórico. A partir de agora, a prefeitura deve deflagrar o processo de contratação de empresa para executar a obra em 45 dias.
O ato de assinatura contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD) e do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Também participaram o procurador-geral do município, Guilherme Cortez, e a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
— Esse é um ato simbólico e de extrema importância, porque é mais um passo para revitalizarmos o Clube dos Ferroviários. Aquele espaço renovado vai abrigar arte, cultura, educação e, ainda, vai impulsionar o nosso Distrito Criativo. Agradecemos ao Ministério Público por escolher este projeto para receber os recursos e também ao governo do Estado, já que a revitalização do Clube dos Ferroviários foi elaborado por meio do programa Iconicidades — destaca Decimo.