Fotos: Tales Trindade (Diário)
Com a conclusão da implantação da rede de esgoto, que chega em diferentes pontos de Santa Maria, a Corsan tem promovido encontros com as comunidades para esclarecer dúvidas e ouvir demandas dos moradores. Uma dessas reuniões ocorreu em outubro, na Cohab Santa Marta, bairro Juscelino Kubitschek. Lá, foram 18 quilômetros de rede implantada e uma soma de 8 mil pessoas beneficiadas. Com a obra entregue, moradores podem realizar a ligação das residências com o sistema de saneamento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro, realizado no CTG Os Nativos, reuniu representantes de diferentes áreas da Corsan e moradores da região. A conversa tratou de questões como o andamento das ligações das residências à rede, a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento dos resíduos. Apareceram na discussão, ainda, dúvidas sobre o que é de responsabilidade da Corsan e da prefeitura de Santa Maria.

A ação faz parte do Programa Afluentes, iniciativa que busca aproximar a Corsan das comunidades e garantir um canal direto para o encaminhamento de demandas locais. Durante a reunião, os participantes preencheram formulários com solicitações específicas e relataram situações que serão avaliadas pela equipe técnica. Entre os temas mais citados estão danos em calçadas e ajustes necessários nas ligações domiciliares.
Segundo a gerente institucional da Corsan, Andréia Zanini, o diálogo com os moradores é uma etapa essencial do processo.
– Essas reuniões acontecem antes, durante e depois das obras. No início, a gente explica os impactos e o que será feito. Durante a execução, acompanhamos para resolver eventuais situações que apareçam. E agora, nessa fase final, queremos identificar pendências, ajustar o que for necessário e entregar a obra completa. Esse retorno à comunidade é muito importante porque garante transparência, segurança e permite que todos saibam onde buscar informações ou registrar uma demanda – explicou Andréia.

“A rede de esgoto veio para melhorar, mas deixou alguns problemas”, afirma morador
Entre os participantes estava o presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Marta, Milvo Cervo, 74 anos. Ele destacou que a chegada da rede de esgoto representa um avanço importante. Trouxe, também, situações que exigem atenção.
– A rede de esgoto veio para melhorar a coleta de dejetos e trazer mais conforto, mas também deixou alguns problemas que preocupam os moradores – relatou.
Segundo o presidente da associação, calçadas quebradas, pavimentos danificados e dificuldades em algumas ligações domiciliares estão entre as principais reclamações:
– Algumas casas não têm a altura correta para fazer a ligação, e há pontos onde os reparos ainda não foram concluídos. Por isso, esse espaço de diálogo foi essencial. Hoje a gente saiu com uma boa perspectiva, entendendo melhor como o processo funciona e com a expectativa de que as soluções sejam encaminhadas – completou.

Para o secretário da associação, Tiago Cervo, 42 anos, o encontro também foi importante para alinhar informações entre a comunidade e a companhia.
– Essas reuniões ajudam a unificar as informações, porque muitas vezes elas chegam desencontradas. É um momento em que a Corsan explica de forma direta o que está acontecendo e a comunidade pode tirar dúvidas – destacou.

Como comunico problemas com a rede de esgoto?
Moradores que tiverem alguma pendência ou problema relacionada a rede de esgoto podem encontrar em contato com o setor responsável pelo WhatsApp é (55) 9623-4814. Também podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Leia também: