Foto: Vinicius Becker (Diário)
A chuva que caiu na manhã deste sábado (20) em Santa Maria não impediu a celebração do Dia do Gaúcho. Cerca de 4 mil pessoas acompanharam o tradicional Desfile Farroupilha na Avenida Medianeira, que reuniu mais de 5 mil participantes entre peões, prendas e militares.
Com guarda-chuvas colorindo a avenida e o orgulho estampado no rosto dos participantes, o público celebrou a cultura gaúcha com a força que o tradicional Desfile Farroupilha simboliza.
🔗Envie sua sugestão de pauta neste link
O evento, que começou às 8h30min, reuniu mais de 30 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e departamentos, além da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. O desfile deste ano homenageou o radialista José Luiz dos Santos Silva, com destaques para os peões farroupilhas Leônidas Augusto da Silva e Matheus da Cunha Goggia Neves. O Mérito Farroupilha foi concedido a José Mário de Bem, patrão do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.

Uma viagem de 1.350 km para um aniversário gaúcho
Entre o público, estava Célia Regina de Castro Silva, 63 anos, que veio de carro com a família de Araraquara, em São Paulo, para um motivo especial: comemorar o seu aniversário, no último dia 14, em terras gaúchas. A viagem de 1.350 quilômetros coincidiu com a Semana Farroupilha, e ela não perdeu a chance de levar a neta, Helena, de 4 anos, para ver os cavalos passarem (foto abaixo).
– Vim comemorar meu aniversário e já aproveitar também as festas. Caí numa semana muito boa. Mesmo com chuva, o povo é carismático, muito agradável. Estou muito feliz de estar aqui – contou Célia, enquanto a neta, já pilchada, observava tudo com atenção.
Um rodeio em cima do caminhão
A criatividade foi a marca de muitas entidades. O Departamento Tradicionalista Querência das Dores, por exemplo, transformou a carroceria de um caminhão em um palco móvel, com direito a fogo de chão de verdade, música e dança (foto acima). O tema do grupo era o "Grande Rodeio Coringa", programa de rádio que foi sucesso sob o comando de Darcy Fagundes, o homenageado estadual dos festejos deste ano.
– O desfile para nós é um momento muito especial. A gente estuda o tema e entra no personagem. Trouxemos uma apresentação ao vivo para que o público pudesse sentir essa energia – disse Jeferson, o "Chico", um dos integrantes do grupo.
O legado que passa de pai para filho, a cavalo
Para muitas famílias, o 20 de Setembro é um compromisso sagrado, passado de geração em geração. Anderson Frazão, 32 anos, e Mila Frazão, 33, não levaram os filhos, Antonela, 7, e o pequeno Bento Gonçalves, de apenas 3 anos, apenas para assistir: eles participaram ativamente do desfile.
Debaixo da chuva que insistia em cair, os pequenos, devidamente pilchados, estavam felizes com o desfile. Para a família, a data tem um significado ainda mais profundo.
– A gente segue a vida tradicionalista. O avô dele faleceu no ano passado, então, para nós, é uma honra estar aqui representando ele e ensinando sobre a tradição gaúcha desde criança – contou Mila.
Programação segue

Ao final do desfile, ocorreu a cerimônia de descerramento das bandeiras e a extinção da Chama Crioula, encerrando a programação do dia. Os Festejos Farroupilhas em Santa Maria, no entanto, ainda não terminaram. Na próxima quinta-feira (25), ocorre a entrega do Troféu Sepé Tiaraju, que premia os destaques do desfile. E, no sábado (27), a 16ª Mateada das Escolas do Campo encerra a programação no distrito de Boca do Monte.