Dia da Madrasta: criada em fórum online, data comemorativa existe desde 2005 no Brasil

Dia da Madrasta: criada em fórum online, data comemorativa existe desde 2005 no Brasil

Foto: Reprodução

O primeiro domingo de setembro é marcado por uma data pouco conhecida, mas que já faz parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras: o Dia da Madrasta. A iniciativa, criada em 2005 pela Associação de Madrastas e Enteados (AME), surgiu como forma de valorizar o papel dessas mulheres nos novos arranjos familiares e combater os estereótipos negativos historicamente associados a essa figura.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A primeira comemoração ocorreu em setembro de 2005, após votação realizada pela AME e que contou com a participação de madrastas do Fórum 100% Madrasta, comunidade criada para troca de experiências e apoio mútuo. A opção pelo primeiro domingo de setembro buscou diferenciar-se das demais datas comemorativas, tradicionalmente fixadas no segundo domingo, e ainda favorecer a convivência entre pais, madrastas e enteados, em um período muitas vezes marcado por feriados prolongados e pela chegada da primavera.


O tema ganhou repercussão nos últimos dias em Santa Maria após o vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) protocolar, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, um projeto de lei para instituir o Dia Municipal da Madrasta. Segundo o parlamentar, a iniciativa pretende “valorizar a figura da madrasta como integrante dos novos arranjos familiares, fortalecer os laços socioafetivos, promover o respeito e superar estereótipos negativos”. Lemos também destaca que a proposta dialoga com a atuação da AME, pioneira na valorização da maternidade socioafetiva no Brasil, e que ao reconhecer a data, Santa Maria se soma a um movimento de conscientização que já ocorre em nível nacional.


Após a repercussão, a presidente da AME, Roberta Palermo, comentou sobre a origem da data e as dificuldades em oficializá-la. Confira:


"O dia já existe, mas não conseguimos oficializar até hoje exatamente pelo preconceito que está estampado nos comentários. Para escolher o Dia da Madrasta, fizemos uma eleição pela AME - Associação das Madrastas e Enteados (com estatuto, ata de Assembléia geral de constituição e de eleição de diretoria, registrado sob o número 24.095 em 25/05/2005 no livro A, no 7o registro de pessoas jurídicas de São Paulo (SP).

Participaram da eleição, as Madrastas do Fórum 100% Madrasta. A primeira comemoração foi em setembro de 2005. Escolhemos o primeiro domingo de setembro para ser diferente das outras comemorações que são sempre no segundo domingo do mês. 

Final de semana, para o pai e a madrasta terem a oportunidade de estar com a criança. Setembro, por em alguns anos ter um feriado prolongado e ser o mês da chegada da primavera.
Roberta Palermo"


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acampamento Farroupilha: Junção dos Casco completa 25 anos com extensa programação; confira as atrações Anterior

Acampamento Farroupilha: Junção dos Casco completa 25 anos com extensa programação; confira as atrações

Fux vota para anular julgamento de Bolsonaro e mais sete Próximo

Fux vota para anular julgamento de Bolsonaro e mais sete

Geral