Foto: Reprodução
O primeiro domingo de setembro é marcado por uma data pouco conhecida, mas que já faz parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras: o Dia da Madrasta. A iniciativa, criada em 2005 pela Associação de Madrastas e Enteados (AME), surgiu como forma de valorizar o papel dessas mulheres nos novos arranjos familiares e combater os estereótipos negativos historicamente associados a essa figura.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A primeira comemoração ocorreu em setembro de 2005, após votação realizada pela AME e que contou com a participação de madrastas do Fórum 100% Madrasta, comunidade criada para troca de experiências e apoio mútuo. A opção pelo primeiro domingo de setembro buscou diferenciar-se das demais datas comemorativas, tradicionalmente fixadas no segundo domingo, e ainda favorecer a convivência entre pais, madrastas e enteados, em um período muitas vezes marcado por feriados prolongados e pela chegada da primavera.
O tema ganhou repercussão nos últimos dias em Santa Maria após o vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) protocolar, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, um projeto de lei para instituir o Dia Municipal da Madrasta. Segundo o parlamentar, a iniciativa pretende “valorizar a figura da madrasta como integrante dos novos arranjos familiares, fortalecer os laços socioafetivos, promover o respeito e superar estereótipos negativos”. Lemos também destaca que a proposta dialoga com a atuação da AME, pioneira na valorização da maternidade socioafetiva no Brasil, e que ao reconhecer a data, Santa Maria se soma a um movimento de conscientização que já ocorre em nível nacional.
Após a repercussão, a presidente da AME, Roberta Palermo, comentou sobre a origem da data e as dificuldades em oficializá-la. Confira:
"O dia já existe, mas não conseguimos oficializar até hoje exatamente pelo preconceito que está estampado nos comentários. Para escolher o Dia da Madrasta, fizemos uma eleição pela AME - Associação das Madrastas e Enteados (com estatuto, ata de Assembléia geral de constituição e de eleição de diretoria, registrado sob o número 24.095 em 25/05/2005 no livro A, no 7o registro de pessoas jurídicas de São Paulo (SP).
Participaram da eleição, as Madrastas do Fórum 100% Madrasta. A primeira comemoração foi em setembro de 2005. Escolhemos o primeiro domingo de setembro para ser diferente das outras comemorações que são sempre no segundo domingo do mês.
Final de semana, para o pai e a madrasta terem a oportunidade de estar com a criança. Setembro, por em alguns anos ter um feriado prolongado e ser o mês da chegada da primavera.
Roberta Palermo"
Leia mais