Atualmente são realizados: atendimentos entre emissão de guias DAS; formalização; emissão de nota fiscal; baixa; alteração; declaração de faturamento; informações; parcelamentos; análise de viabilidade; informação sobre microcrédito; atendimento jurídico; vigilância sanitária e ambiental e agenda coworking.
Conforme dado apresentado recentemente pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, cerca de 70% das empresas ativas no Brasil são MEI, com aumento considerável no período pandêmico, porém redução no número de aberturas de cadastro, de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período em 2021.
Desde a implementação do sistema de gestão, o Município de Restinga Sêca já realizou mais de 1.700 atendimentos. Eventualmente, a Estação do Empreendedor realiza atendimentos ao público oriundo de outras cidades, porém, na sua grande maioria, se tratam de empresas locais.
A partir do sistema de gestão, notou-se considerável demanda relacionada ao turismo. Após essa identificação, foi realizada a contratação do Programa Radar Turístico do Sebrae, para identificação de pontos fortes e outros a serem melhorados, para direcionar as ações da gestão, além de qualificações necessárias para a execução do mesmo. Também foi identificada a necessidade de realizar formações sobre gestão empresarial e capacitações técnicas. A primeira destas já está prevista para o próximo dia 26 de agosto, sexta-feira, na própria Estação.
A prestação do serviço recebeu reconhecimento por parte do Sebrae, através do Prêmio Prefeito Empreendedor, em abril deste ano, junto a mais de 40 municípios gaúchos que realizam serviços desta natureza, certificados como Sala do Empreendedor ou como projetos relacionados ao atendimento.
*Com informações da prefeitura de Restinga Sêca
Leia todas as notícias