Fé e história se encontram em exposição sobre Venerável Diácono João Luiz Pozzobon na Basílica da Medianeira

Fé e história se encontram em exposição sobre Venerável Diácono João Luiz Pozzobon na Basílica da Medianeira

Foto: Mateus Ferreira (Diário)

Dois eventos que fazem parte das atividades da pré-romaria, que antecede a 82ª Romaria Estadual da Medianeira, tiveram início neste sábado (1º), na Basílica da Medianeira, em Santa Maria. A tradicional Feira do Doce da Medianeira, ocorre no salão da Basílica, e a exposição “Vida e Obra do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon”, na capela São José (Cripta).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A mostra está aberta ao publico diariamente das 9h às 18h até o dia 10 de novembro, e reúne cerca de 20 itens pessoais e religiosos que pertenceram a Pozzobon (1904–1985). Os objetos foram cedidos pela Casa Museu João Luiz Pozzobon e pela Sala Memorial da Reitoria Nossa Senhora das Graças, ambas localizadas no Bairro Km 3.


Homenagem e fé

A exposição surgiu a partir de um decreto do Papa Francisco, em 2024, que instituiu o dia 9 de novembro como a data de oração pelos santos, beatos, veneráveis e servos de Deus.

O diácono João Luiz Pozzobon foi declarado venerável pelo Papa Leão XIV em 20 de junho deste ano, um marco importante em seu processo de beatificação. Pai de família, membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt e iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, Pozzobon é lembrado por sua vida de oração e dedicação à Igreja.


O processo de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon está atualmente na fase de análise de um possível milagre atribuído à sua intercessão. O próximo passo é a comprovação desse milagre, que está sendo estudado em Roma por uma equipe de peritos médicos e teólogos. Foto: Mateus Ferreira (Diário)


Emoção e reconhecimento

Para quem visita a exposição, o sentimento é de gratidão e admiração. Entre os visitantes do primeiro dia, a irmã Helena Biesdorf, 55 anos, natural de Iporã do Oeste (SC) e integrante do Convento São Francisco, destacou a importância do momento:

– É lindo vivenciar e ver parte da história do agora Venerável Diácono João Luiz Pozzobon. Alguém que se dedicou a levar a fé para outras pessoas. Essa exposição, com todos esses itens pessoais, de trabalho e religiosos, evidencia quem ele foi - diz irmã Helena.


A irmã Cristiane Souza, 50 anos, noviça das Irmãs Franciscanas, também expressou a emoção de conhecer mais sobre o venerável:

– A fé transforma, e aqui ela transborda. Neste 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, podemos acompanhar o trabalho de alguém que nós torcemos para se tornar santo no futuro. João Luiz Pozzobon foi uma pessoa dedicada à fé e à Mãe Peregrina. Essa exposição me faz lembrar da minha mãe, que também faz trabalhos voluntários na Igreja. Ver aqui o testemunho de quem viveu a fé com o coração é encantador - declara irmã Cristiane.



Exposição “Vida e Obra do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon”

  • Quando: até 10 de novembro, das 9h às 18h
  • Onde: Capela São José (Cripta) – Basílica da Medianeira (Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631)


Foto: Vinicius Becker (Diário)


Casa Museu João Luiz Pozzobon

  • Endereço: Avenida Osvaldo Cruz, 697 – Bairro Km 3
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30min ao meio-dia e das 14h às 17h40min. Durante os dias da Romaria, o espaço estará aberto todos os dias.
  • Contatos: Telefones (55) 3347-3003 | (55) 9 9172-1611 ou e-mail [email protected]
  • Instagram: @joaoluizpozzobon

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Onde a arte repousa: a beleza escondida entre os túmulos do Ecumênico Anterior

Onde a arte repousa: a beleza escondida entre os túmulos do Ecumênico

Feira do Doce da Medianeira adoça a fé e o paladar dos santa-marienses Próximo

Feira do Doce da Medianeira adoça a fé e o paladar dos santa-marienses

Geral