Mais de 50 representantes de entidades empresariais, Forças Armadas, universidades e autoridades santa-marienses estiveram reunidas, na tarde de ontem, no auditório do Diário em Camobi, para o lançamento da Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul, a Sou Defesa. Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade através do melhor uso do potencial tecnológico e de conhecimento concentrado em Santa Maria, o ato de criação da entidade contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Nivaldo Rossato.
De acordo com o presidente do Sou Defesa, o empresário Carlos Costabeber, diretor comercial do Diário, a estratégia do grupo é explorar a união entre sociedade civil, Forças Armadas e academia para atuarem como facilitadores. A ideia é que lideranças empresariais, educacionais, militares e do setor público estejam atentos às oportunidades de ações integradas entre UFSM, prefeitura e Forças Armadas.
- Sempre sentimos a falta que faz este relacionamento entre esses três orçamentos de Santa Maria que não conversam entre si. O que as Forças Armadas compram de Santa Maria é zero - explicou.
A entidade conta com representação de membros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da prefeitura de Santa Maria, da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), da Polícia Federal (PF) e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).
A iniciativa nasceu da visita de autoridades locais às instalações tecnológicas da Aeronáutica, em São Paulo, em abril. O modelo colaborativo foi inspirado na Sociedade dos Amigos da Aeronáutica de São Paulo (Somaero), desenvolvida na Região Sudeste. Desde abril de 2014, Santa Maria conta com o Polo de Defesa e Segurança, um conjunto de 27 empresas que têm potencial para desenvolver produtos e se tornarem fornecedores das Forças Armadas.
Para Rodrigo Decimo, presidente da Cacism e um dos diretores da Sou Defesa, a entidade é complementar ao Polo de Defesa. O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, que também faz parte da iniciativa, diz que o Sou Defesa vem para potencializar a integração das atividades da universidade com a sociedade:
- Como uma instituição pública, temos o compromisso de prestar um papel social e o desenvolvimento da sociedade, que é quem detém o poder de nos demandar.
O que é
A Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul (Sou Defesa) é a união de forças entre entidades da sociedade civil, Forças Armadas e universidades para promover o desenvolvimento social e econômico de Santa Maria e região
Quem integra
- Presidente - Carlos Costabeber (diretor comercial do Diário)
- Vice-presidente - Rubens Fogaça (empresário)
- Diretoria:
- Luciano Schuch (vice-reitor da UFSM)
- Tiago Marchesan (diretor do Centro de Tecnologia da UFSM)
- Rodrigo Decimo (presidente da Cacism)
- Tiago Gorski Lacerda (prefeito de Santiago e presidente da AM Centro)
- Getúlio Jorge de Vargas (delegado da Polícia Federal)
- João Ricardo Vargas (secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria)
- Conselheiros:
- Odilon do Canto (ex-reitor da UFSM)
- Celso Celidônio (juiz auditor da Justiça Militar)