Imobiliárias de Santa Maria esperam que retorno do Vestibular intensifique procura por aluguéis e vendas de imóveis

O retorno do Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já vem causando impactos em vários setores da cidade. No ramo imobiliário, as mudanças, apesar de tímidas, já começaram a ser percebidas. O foco, na verdade, é no aumento da procura por imóveis a longo prazo. A expectativa das empresas é que, com o tempo, aumente a demanda de locações e vendas pelo público do vestibular, tanto para aqueles que conseguem a aprovação, quanto para os alunos que vão residir em Santa Maria para fazer cursinhos preparatórios.

– O impacto positivo é com relação às cadeias produtivas que o vestibular atinge ao longo do ano. Por exemplo, sabendo do vestibular local, as famílias do Estado compram imóveis para os filhos concluírem o Ensino Médio ou fazerem cursinho aqui. Isso gera aluguéis, venda de imóveis, contratação de professores, abertura de cursos e aumenta o volume de pessoas morando em Santa Maria – afirma Ademir José da Costa, presidente do Sindilojas Região Centro.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O responsável pelo setor financeiro da Luiz Coelho Imóveis, Everaldo Bitencourt, 52 anos, lembra que, antigamente, nos primeiros meses do ano, a imobiliária costumava ter grande movimentação de estudantes da região que passavam na prova do Vestibular ou vinham para Santa Maria para fazer cursinho preparatório:

– Na época que existia o Vestibular em Santa Maria, a maior expectativa de locação era nos meses de dezembro a fevereiro. A imobiliária chegava a alugar mais de 100 imóveis por mês. Muitas pessoas da região vinham para tentar o Vestibular e ficar na nossa cidade. Agora, ainda não mudou muito. Mas, depois do resultado da prova, a procura deve voltar a ser intensa, estamos torcendo por isso.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Ele também permanece confiante sobre as consequências positivas que a volta da prova da UFSM poderá trazer para os setores de aluguéis e vendas de imóveis:

– As nossas expectativas são grandes, estamos trabalhando em cima disso. As portas se abrem para a locação e também para o departamento de vendas, a construção civil está crescendo bastante na cidade. Com pessoal vindo para Santa Maria, o nosso investimento vai ser bem melhor – diz Everaldo.

Na Cancian Imóveis, os estudantes são um dos públicos mais atendidos. Por isso, a imobiliária avalia que o retorno do vestibular vai impactar positivamente o setor.

– Nossas expectativas são as melhores. Esperamos que logo após sair o listão, os estudantes estejam motivados e já comecem a alugar ou, até mesmo, comprar por um imóvel, porque eles vão ficar por quatro ou cinco anos aqui, então, é um investimento bacana – relata o supervisor de Marketing, Thiago Trindade, 28 anos.

Segundo Thiago, a empresa já notou mudanças desde o último vestibular da UFSM, em julho de 2023. Agora, a expectativa é que a procura por imóveis pelos estudantes se intensifique cada vez mais com as próximas edições da prova.

– Ainda estamos estudando e vendo essas perspectivas, mas já percebemos que, a partir do Vestibular Extraordinário de Inverno, já houve uma mudança. Agora, esperamos que isso se consolide e fique mais forte como uma cultura da cidade porque acaba movimentando, gira o comércio, são mais estudantes vindo para cá. Então, achamos que será bem positivo – conta Thiago.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Secovi Centro Gaúcho – Sindicato da Habitação explica que o setor imobiliário costuma ser impactado com a chegada de novos alunos em Santa Maria anualmente. Na avaliação da presidente, Liziane Stangarlin, a prova do Vestibular não deve trazer uma mudança significativa nesse sentido porque a forma de ingresso foi alterada, mas o número de vagas permaneceu o mesmo. Apesar disso, ela indica que há outros caminhos relacionados ao Vestibular que podem fortalecer o setor futuramente:

– Existe a possibilidade de que aumente o número de pré-vestibulandos dispostos a morar em Santa Maria para sua preparação. Isso sim impactaria o mercado tanto no que se refere a locações, quanto a venda de imóveis. Outra possibilidade é uma eventual mudança no perfil e cidade natal dos universitários que ingressarão via Vestibular. Mas isso é algo difícil de projetar e precisamos esperar para ver – declara Liziane.

Outros setores

Nesta semana, os 28 hotéis e pousadas que fazem parte da rede hoteleira de Santa Maria já estavam com 100% de ocupação. A maior parte destas reservas foi feita em função do Vestibular da UFSM. O movimento também será intenso nos restaurantes do Centro e de Camobi. Um estabelecimento chegou a contratar mais funcionários e espera um público superior ao habitual neste final de semana. Já o comércio, aguarda uma maior circulação de pessoas, principalmente, nos shoppings da cidade. Segundo entidades do setor, os impactos na economia do município poderão ser sentidos tanto nos dias da prova quanto a longo prazo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seis empresas concorrem à licitação para construir uma usina solar em Santa Maria Anterior

Seis empresas concorrem à licitação para construir uma usina solar em Santa Maria

Horários, alimentação e como chegar ao local de prova: tudo o que você precisa saber sobre o Vestibular e o PSS da UFSM Próximo

Horários, alimentação e como chegar ao local de prova: tudo o que você precisa saber sobre o Vestibular e o PSS da UFSM

Geral