A Paccini Moda Íntima, localizada na Avenida Hélvio Basso, inaugurou o segundo "Banco Vermelho" de Santa Maria e o primeiro instalado em uma empresa privada da cidade. O ato, realizado nesta terça-feira (25), reuniu representantes do Executivo, Legislativo, Patrulha Maria da Penha e Delegacia da Mulher para marcar a adesão do setor empresarial ao movimento de conscientização e combate ao feminicídio e à violência doméstica.
Além da instalação do banco, que simboliza a urgência do enfrentamento à violência, a empresa instituiu um protocolo interno de socorro. Segundo o proprietário Rodrigo Puccini, como 99% do público da loja é feminino, foi criado um código para pedir ajuda discretamente.
– Nesse banco vermelho, criei um produto de referência dentro da empresa, o "conjunto vermelho escarlate". É um produto onde qualquer consultora nossa pode fazer esse pedido e, no momento que ela fizer, nós fazemos um acolhimento, estamos cientes do que está acontecendo e ligamos para um órgão competente do município para dar o apoio – explica Puccini.
Envolvimento da sociedade
Para o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a iniciativa privada demonstra que a pauta deixou de ser exclusiva do poder público. Ele citou dados nacionais que apontam que 21 milhões de mulheres sofreram violência nos últimos 12 meses no país.
– O combate ao feminicídio é uma causa de toda a sociedade. Cremos que muitas outras empresas estarão fazendo isso e, no futuro, teremos em todas as escolas do município também um banco vermelho. Isso demonstra que ainda é uma dor silenciosa, uma luta silenciosa – afirma o secretário.
A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Elizabete Shimomura, reforçou que a atuação policial isolada não resolve o problema.
– A gente percebe que somente o ato repressivo está sendo inócuo. Iniciativas de conscientização e educação são de extrema importância. Estamos fadados a perder essa luta da violência doméstica se não contarmos com a comunidade e com a sociedade como um todo – avalia a delegada.
Expansão do projeto no Judiciário
A campanha segue com novas inaugurações na cidade. O Juizado da Violência Doméstica da Comarca de Santa Maria instalará seus Bancos Vermelhos nesta semana.
Serviço
- O quê: Inauguração dos Bancos Vermelhos no Foro
- Quando: Sexta-feira (28), às 14h
- Onde: Átrio da Portaria do Foro da Comarca de Santa Maria (Alameda Buenos Aires, 201)