infraestrutura

Lojistas e moradores avaliam mudanças na 2ª Quadra da Bozano em Santa Maria

Joyce Noronha


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A prefeitura de Santa Maria segue com o cronograma de implementação do Re.Viva Bozano, em que vai fazer alterações na 2ª Quadra, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, como restringir o espaço para veículos e ampliar as áreas para pedestres. Nos dias 21 e 24 de setembro, o Diário foi até o local para conversar com representantes de lojas e moradores, e 70 deles responderam à reportagem se são favoráveis ou contra a mudança (veja abaixo). Apesar de as pessoas estarem divididas, o resultado fica mais para o favorável ao Re.Viva Bozano: 33 pessoas são a favor, e 25, contra as mudanças propostas.

Fabricante vai doar tintas para revitalização da 2ª Quadra da Bozano

O gerente do Restaurante Center Grill, Odolir Dalmago, 47 anos, acredita que ter mais pessoas circulando pela quadra será positivo para o comércio. Já o auxiliar administrativo Sanderson Waholtz, 26 anos, que é morador da quadra, diz que a falta de estacionamento será o principal fato negativo e que dificultará o acesso a lojas e residenciais. 

Também há quem ainda não tenha opinião formada sobre o projeto e diz que será preciso esperar as alterações.

UM MÊS DE TESTE 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, diz que a expectativa da prefeitura é ter o Re.Viva Bozano inaugurado em 1º de dezembro e que este será o mês de teste, para ver como a população de adapta à ideia. Contudo, ele acredita que o local deve permanecer com o projeto mesmo depois da fase de experimentação. 

- Mudanças costumam causar estranhamento, é normal. Mas acho que, depois que estiver tudo pronto, o pessoal vai querer manter e que comerciantes de outras áreas da cidade vão pedir projetos semelhantes - opina o titular da pasta.

Mudanças na Bozano dividem opiniões entre lojistas de Santa Maria

Falk ainda reforça que não será usada verba pública no projeto e que todos os materiais estão sendo negociados por meio de parcerias, como o parklet que é previsto para o local, desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Parklets são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. 

Além disso, a prefeitura também fechou parceria com uma fábrica de tintas para a pintura do espaço.

O PLACAR
O Diário entrevistou 70 pessoas, entre representantes de lojas e moradores da quadra, nos dias 21 e 24 de setembro. A pergunta foi: "Você acredita que a mudança na quadra será positiva ou negativa?"

  • Positiva (a favor de mudar) - 33
  • Negativa (contra a mudança) - 25
  • Não sabem - 12

AS OPINIÕES
A favor
"Esperamos que seja positivo. Mal dá para passar quando dois carros estacionam. Vai aumentar o movimento de pessoas, por isso achamos que vai ser positivo"
Josiane Nievinski, 22 anos, consultora de vendas da Ortobom

"O movimento de veículos é muito intenso. Acho que, com a extensão da calçada, vai ser melhor, para as pessoas que circulam aqui, e para os moradores para a entrada e saída das garagens." 
Luiz Coelho, 80, diretor geral da imobiliária Luiz Coelho, que fica na quadra, e morador de um prédio também no mesmo local

"Vai ser bom porque vai diminuir o fluxo de trânsito. A esquina ali (das ruas Bozano e Serafim Valandro) é perigosa, já vi cada acidente feio ali", 
Valquíria Ribeiro, 61, dona do Salão de Beleza Toque Fatal

Contra
"Sou contra. Deveriam ir cuidar do Calçadão que a gente já tem, cuidar das nossas calçadas, das ruas. Isso aí vai ficar complicado à noite, vai juntar gente, que só vai fazer barulho."
Mari Rossatto, 60, aposentada e moradora de um prédio da quadra 

"Acho que vai ser ruim porque já temos dificuldade de estacionamento por parte dos clientes. Criar um novo espaço para o público seria válido se cuidassem dos espaços que já existem para os pedestres."
Regina Weber, 42 anos, sócia do escritório Majesta Inteligência Contábil 

"A verba investida neste projeto poderia ser colocada em outros investimentos, como o de conseguir mais vagas de estacionamento no centro da cidade. Já é difícil estacionar, e tirando as vagas que tem na quadra, vai ser mais difícil."
Ricardo Ramires, 49 anos, agente de viagens da CVC

Não sabem
"Ainda estou sem opinião formada. Hora eu acho que vai ser bom, hora acho que não. Vou esperar para ver como vai ser."
Zunaide Acunha, 42, dona da Tok de Classe

"Vai ter prós e contras. Ainda não conseguimos fazer uma avaliação verdadeira. O jeito vai ser esperar já estar em funcionamento para sabermos se vai melhorar ou não."
Débora Bortoluzzi Dotto, 30 gerente da Vivo

"Sem ter ideia do projeto a ser escolhido, não tenho como opinar. Mas eu acredito que seria melhor fazer uma revitalização de todo o Centro, para termos uma cidade bonita e mais cuidada."
Maria Inês Biscaro, 60 anos, dona da Mercamodas

COMO SERÁ A MUDANÇA

  • Tráfego de veículos será em apenas uma pista
  • Estacionamentos dos dois lados da via serão retirados. Contudo, haverá espaços para embarque e desembarque, que serão usados para carga e descarga à noite
  • Onde hoje são as vagas de estacionamento, asfalto será pintado e servirá de extensão das calçadas
  • A coleta de lixo será feita apenas à noite
  • Os acessos a garagens vão permanecer
  • As vagas de táxi e mototáxis permanecem, e trailers de comida serão permitidos só à noite
  • Floreiras de concreto vão separar veículos e pedestres

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

60% concluída, obra da Travessia Urbana deveria ter ficado pronta em 2017 Anterior

60% concluída, obra da Travessia Urbana deveria ter ficado pronta em 2017

Idoso é atropelado no Centro de Santa Maria Próximo

Idoso é atropelado no Centro de Santa Maria

Geral