Foto: Arquivo pessoal
A Brigada Militar e Guarda Municipal foram acionadas por populares, no começo da tarde desta quinta-feira, porque vários medicamentos - alguns estavam vencidos - foram localizados em um contêiner de lixo na Rua André Marques, próximo da esquina com a Silva Jardim, no Centro de Santa Maria. O caso aconteceu por volta das 13h.
Seis avenidas de Santa Maria serão as primeiras a ser recuperadas com empréstimo da prefeitura
De acordo Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil de Santa Maria, os remédios foram recolhidos pela Guarda Municipal, ainda nesta quinta-feira. Ainda nesta tarde, o caso foi registrado em boletim de ocorrência da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).
A pessoa responsável pelo descarte foi identificada. Conforme o registro, o homem trabalhou como representante farmacêutico. Ele não exerce a ocupação há cerca de dois anos e disse que os remédios estavam guardados na garagem de casa. Ainda conforme o homem, ele descartou os remédios por uma recomendação dos bombeiros. Ele poderá ser autuado por descarte irregular de medicamentos vencidos.
DESCARTE DE MEDICAMENTOS
Conforme a lei municipal 5786/2013, os usuários podem descartar remédios vencidos e embalagens em qualquer farmácia de Santa Maria. Ainda conforme a legislação, o descarte irregular prevê advertência por escrito, na primeira autuação, e depois aplicação de multas. A primeira multa corresponde ao valor de 2 mil Unidades Fiscais Municipais (UFM), que hoje corresponde a cerca de R$ 6,6 mil. No caso de uma segunda multa, o valor dobra.