Morre em Belo Horizonte o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina

Morre em Belo Horizonte o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina

Foto: Bárbara Dutra / Divulgação

Cantor e compositor ficou conhecido pela parceria com Milton Nascimento

O cantor e compositor Lô Borges morreu nesse domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte, onde estava internado desde 17 de outubro em decorrência de uma intoxicação por medicamentos. Segundo o Hospital Unimed Contorno, o artista havia passado por hemodiálise e estava em estabilidade hemodinâmica e metabólica nos últimos dias. No dia 25, foi submetido a uma traqueostomia para melhorar a respiração. A instituição informou a morte do músico no fim da tarde de domingo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nascido em 10 de janeiro de 1952, Lô Borges, nome artístico de Salomão Borges Filho, foi um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros, como Beto Guedes, Toninho Horta e Ronaldo Bastos. O grupo, que surgiu em Belo Horizonte nos anos 1960, marcou a história da MPB com uma sonoridade que misturava influências do rock, jazz e da música popular brasileira.

Entre suas principais composições estão “O Trem Azul”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Paisagem da Janela” e “Tudo o Que Você Podia Ser”, feita com o irmão Márcio Borges. Em 1972, lançou com Milton Nascimento o álbum “Clube da Esquina”, considerado um dos discos mais importantes da música brasileira e eleito em 2024 pela revista norte-americana Paste Magazine como o nono melhor álbum de todos os tempos.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Lô Borges lançou 16 álbuns, colaborou com nomes como Elis Regina, Tom Jobim, Skank e 14 Bis, e seguiu compondo até os últimos anos. Em 2022, celebrou 50 anos de trajetória com um concerto ao vivo com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que virou registro audiovisual em 2023.

Seu último trabalho, “Tobogã”, foi lançado em 2024 e reuniu 12 faixas inéditas escritas em parceria com a poeta Manuela Costa, em homenagem ao pai do artista.

A família de Lô Borges ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento. O músico deixa a esposa e um filho.


Homenagem de Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento, amigo e parceiro musical de Lô Borges por mais de seis décadas, divulgou uma nota nas redes sociais em homenagem ao companheiro de trajetória.

“Lô Borges foi — e sempre será — uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento.
Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina.
Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos.
Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60 e, principalmente, ao seu filho Luca.
Descanse em paz, Lô.”


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria apresenta proposta para Reforma da Previdência com novas alíquotas Anterior

Prefeitura de Santa Maria apresenta proposta para Reforma da Previdência com novas alíquotas

Santa Maria recebe a Próximo

Santa Maria recebe a "Noite Internacional de Observação da Lua" nesta segunda-feira

Geral