obituário

Morre o tradicionalista e radialista José Figueiredo Vasseur

18.398


Foto: Arquivo Pessoal

Morreu nesta segunda-feira o radialista e tradicionalista José Figueiredo Vasseur, aos 79 anos. Conforme informações da família, ele teve um infarto na tarde de hoje e não resistiu. Xirú, como era conhecido, será velado na Câmara de Vereadores de Santa Maria, e o sepultamento será às 10h30min desta terça-feira no Cemitério Ecumênico.

Morreu o ferroviário aposentado Ruy Possolino

Xirú nasceu em Santa Maria e era um profundo conhecedor da cultura gaúcha. Desde a infância, participou de grupos de dança no Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. Cursou Arquitetura Fundamental na Escola Industrial Hugo Taylor, mas ficou conhecido pelo seu trabalho como radialista. Marcou época na Rádio Universidade com o programa Querência Xucra, escolhido como o melhor programa nativista do interior do Rio Grande do Sul. Com a atração, Xirú foi agraciado pelo governo do Estado com o prêmio Negrinho do Pastoreio. No Rodeio Internacional de Vacaria, o santa-mariense foi campeão de chula e de declamação.

O tradicionalista foi vice-coordenador da 13ª Região Tradicionalista de Santa Maria nos anos de 1970 a 1972, 1975 a 1976 e de 1978 a 1979. Criador do lema "Sentinela da Cultura" e da bandeira da região tradicionalista, Xirú também foi um dos criadores do Galpão da Poesia Crioula em 1993 e patrão da AT Estância do Minuano e do Ponche Verde CTG.

Em nota, a 13ª Região Tradicionalista lamentou a morte de Xirú.

Em entrevista para o Diário, em 17 de junho deste ano, o tradicionalista contou como nasceu a sua paixão pela tradição gaúcha:

- Minha participação no tradicionalismo começou no CPF Piá do Sul. Lá, dancei em invernadas e passei a me interessar pela história do Rio Grande do Sul. Na época, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore oferecia cursos sobre a cultura gaúcha. Assim, tive aulas com figuras como Paixão Cortes e Antônio Augusto Fagundes. Quanto mais eu estudava a história do nosso Estado, mais eu gostava. Em Santa Maria, criei até um grupo de dança, chamado os Morubixabas, que significa "chefe indígena" - contou. 

Morreu Santa Terezinha de Vargas

Além disso, ele trabalhou como desenhista na UFSM. Xirú apresentava o programa Querência Xucra na Rádio Nativa FM, aos domingos, das 22h à meia-noite.

O radialista, casado com Elizeth Vargas, é pai de Amanda, Bianca, José Alberto, Marcos Rogério, Paulo Ricardo e Cláudia, avô de Fabian, Alexandre, Caroline, Pedro, Natália, Laura, Lucas e Bento, e bisavô de Valentina.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

194 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria Anterior

194 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria

Próximo

Calçamento de rua incomoda os moradores de Santiago

Geral