efeito da chuvarada

Não há previsão de liberação da Avenida Liberdade, onde caiu muro de quartel

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)
Muro desabou na Avenida Liberdade

ATUALIZAÇÃO _ Esta reportagem foi atualizada às 14h do dia 5 de abril de 2019

O muro do quartel da 6º Brigada de Infantaria Blindada do Exército, na Avenida Liberdade, no bairro Noal, foi um dos locais que sofreu os efeitos da chuvarada de quinta-feira em Santa Maria. A estrutura acabou desabando com a força da água por volta das 20h. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local para isolar a área. Não houve feridos, mas moradores das proximidades levaram um baita susto.

Veja o relato de moradores próximos do local sobre o momento em que muro desabou


TRÂNSITO Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Por conta da queda do muro, o trânsito na Avenida Liberdade está interrompido nos dois sentidos da via, entre as ruas Coronel Niederauer e a Travessa José Chagas Freitas, e não há previsão de quando será liberado. O Exército aguarda a chegada de uma retroescavadeira, que está sendo deslocada de Alegrete, onde fica o setor de Engenharia da instituição. Assim que a máquina chegar, será unida a caçambas e outra retroescavadeira da prefeitura de Santa Maria para que sejam retirados os escombros do muro.

Conforme o responsável pelo setor de comunicação do Exército, coronel Nei Leiria do Nascimento, uma equipe da Defesa Civil esteve no local agora pela manhã e avaliou que, enquanto o tempo não firmar e o terreno estiver estável, podem ocorrer deslizamentos. Por medida de segurança, a Avenida Liberdade continuará bloqueada até que seja seguro liberar o trânsito para passagem de pedestres e veículos. 

RECONSTRUÇÃO DO MURO
Conforme o coronel Leiria, o muro dava para uma área de garagem de veículos. No local, havia também contêineres que guardam equipamentos de treinamento dos militares. Esses contêineres terão de ser recolocados no pátio. O setor de Engenharia do Exército fará uma avaliação da estrutura e do teto para ver o que será necessário fazer para reconstruir o muro. Até lá, devem ser colocados tapumes para garantir a segurança de quem passa pela calçada e da área interna da 6ª Brigada

O SUSTO

Os moradores contam que estavam em casa no momento em que ouviram um barulho na noite de ontem. Nesta sexta-feira, muitos acompanhavam de perto o serviço dos militares.

_ Achei que fosse uma bomba ou que tivesse acontecido um acidente. Eu e a minha filha saímos aqui na frente e vimos que o muro tinha caído, tinha muita água na calçada. A gente ficou na rua alertando os motoristas para não passarem na frente porque poderia cair mais ainda. Eu fiquei atacada dos nervos, passava um horror de carro aqui_ conta Maria Geneci Burno Quinhones, 65 anos, dona de casa. 

O aposentado André Loro, 77 anos, mora nos fundos do Quartel,  em frente ao muro que desabou, na Avenida Liberdade. Ele estava sozinho em casa, assistindo televisão quando ouviu o barulho. Ele pensou que um trovão, mas ao abrir a janela viu que o muro tinha caído. Na manhã de hoje, ele tomava chimarrão na frente de casa e lamentava o fato.

_ Eu me assustei muito, nunca tinha viso isso acontecer. O barulho foi bem alto _ diz André. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: família tem casa invadida pela água da chuva na Região Oeste de Santa Maria Anterior

VÍDEO: família tem casa invadida pela água da chuva na Região Oeste de Santa Maria

Estudo indica quando RSC-287 deve ser duplicada entre Santa Maria e Santa Cruz Próximo

Estudo indica quando RSC-287 deve ser duplicada entre Santa Maria e Santa Cruz

Geral