Foto: Vinicius Becker (Diário/Arquivo)
Na ação conjunta, a instituição atua com órgãos de fiscalização para proteger o consumidor e coibir fraudes no setor.
Nesta terça-feira (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, em Santa Maria, a Operação Majorare, uma força-tarefa voltada à fiscalização de possíveis práticas abusivas relacionadas à comercialização de combustíveis. O trabalho conta com o apoio de órgãos como a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e de agências do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a PRF, a operação busca combater preços abusivos, adulteração, armazenamento irregular e outras irregularidades na compra, transporte e venda de combustíveis, com foco em postos às margens das rodovias federais.
As fiscalizações começaram na última terça (24) e acontecem em todo o país, com ações previstas em todos os estados. No Rio Grande do Sul, a operação será realizada em todas as regiões.
Entenda
A operação é para tentar evitar abusos de preços devido aos aumentos ocorridos desde 28 de fevereiro, quando começou a guerra dos EUA e Israel contra o Irã. Os iranianos fecharam o Estreito de Ormuz, por onde passa 20% do petróleo do mundo. O valor do barril, que estava em 72 dólares, chegou a subir para 119 dólares. Nesta terça (31) à tarde, está em 104 dólares. Isso fez com que o óleo diesel no Brasil subisse cerca de R$ 1, em média, chegando a altas de até R$ 1,70 pelo litro, já que 25% do diesel consumido no país vem do Exterior.