Foto: Vinicius Becker (Diário)
A prefeitura de Santa Maria oficializou, nesta sexta-feira (22), um novo planejamento "verde" da cidade com a assinatura do decreto de arborização. O ato, realizado na Avenida Dom Ivo Lorscheiter, estabelece diretrizes para o plantio, manejo e preservação das árvores em espaços públicos, além de prever a obrigatoriedade de novas construções realizarem o plantio no passeio público.
O decreto, elaborado em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente, de Urbanismo e Projetos, de Licenciamento e Desburocratização, e de Serviços Públicos foi assinada pelo prefeito Rodrigo Decimo. A assinatura foi seguida pelo plantio simbólico de uma muda de Pau-ferro na avenida, que já recebeu 110 das 170 árvores da espécie previstas no projeto "Rua Mais Arborizada". O local também receberá 30 ipês-roxos no canteiro central.

A ação na Dom Ivo Lorscheiter é uma parceria com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), que doou mudas e adubos, e com a Corsan/Aegea, que fornece água para a irrigação.
– Eu fico muito muito feliz mesmo em ver aqui todas as secretarias, vários representantes. Uma super parceira desse projeto com doação de mudas. É um projeto de cidade, é um projeto de município, é um projeto que não é para nossa gestão apenas, é para o futuro da nossa comunidade – afirmou o prefeito Rodrigo Décimo.

Planejamento e regras
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Diego Rigon, o decreto estabelece normas que deverão ser seguidas nos novos projetos da construção civil, definindo espécies adequadas e proibidas para cada local.
– O decreto é um instrumento que vai servir para o Município direcionar e conduzir a arborização urbana com regras. É planejamento, é enxergar a cidade mais ajustada, uma cidade preparada para as mudanças climáticas – declarou Rigon.

Entre os objetivos do decreto estão: definir diretrizes de planejamento, implantação e manejo; promover a arborização como instrumento de qualidade de vida; compatibilizar a arborização existente com as estruturas viárias; e envolver a população na manutenção e preservação. Duas cartilhas explicativas foram elaboradas para guiar os cidadãos.
A vice-prefeita, Lúcia Madruga, destacou o cuidado com as futuras gerações.
– O trabalho em equipe mostra que existe, sim, a possibilidade de transformarmos Santa Maria para melhor. Este é um marco importantíssimo – disse.

O prefeito também ressaltou que o decreto é um passo para a elaboração futura de um Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana, mais completo, que deverá ter seus estudos executados em parceria com a UFSM e acompanhamento do Ministério Público.