Prefeitura recebe moradores de áreas de risco de Santa Maria para reunião; energia elétrica não será restabelecida na Rua Canário

Prefeitura recebe moradores de áreas de risco de Santa Maria para reunião; energia elétrica não será restabelecida na Rua Canário

Foto: Marcelo Oliveira (prefeitura de Santa Maria)

Na manhã desta sexta-feira (10), a prefeitura de Santa Maria recebeu 10 representantes de moradores da Rua Canário e da Vila Churupa, locais que circundam o Morro do Cechella, em Santa Maria. Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito, os moradores, acompanhados de advogados, foram recebidos pelo prefeito Jorge Pozzobom, pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, pelo procurador-geral do Município Guilherme Cortez e pelo secretário de Habitação e Regularização fundiária Wagner Bitencourt.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Na ocasião, os representantes das comunidades relataram a necessidade principal de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, interrompida após o deslizamento que aconteceu em 1º de maio na Vila Canário, que resultou em duas mortes, sendo mãe e filha, duas pessoas feridas e três residências destruídas. Também foram apresentadas outras necessidades relacionadas ao acúmulo de terra nas vias e acesso de veículos para retirada dos entulhos.


– Queremos uma solução, mas acima de tudo, preservar vidas. Com luz ou sem luz, está definido que os moradores destas localidades precisam sair de lá frente ao risco de colapso do Morro do Cechella. São, ao todo, 11 áreas na cidade sendo monitoradas pelo risco de deslizamento e enchentes. Estamos desde o ano passado buscando alternativa – ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom.


Durante a reunião, o chefe do Executivo também salientou a preocupação com o agravamento do risco que as vilas correm frente a previsão de chuva que pode chegar a 200mm durante este final de semana.


A defesa constituída alegou perceber uma aparente negligência com a comunidade por conta da decisão de manter a interrupção da energia elétrica e considera que, além das dificuldades básicas no cotidiano, a ausência de eletricidade impossibilita os moradores de se mobilizarem para sair da região.


Apesar de ambas as vilas serem consideradas locais de alto risco de movimento de massa, moradores afirmaram que o local onde residem não possui risco e condicionaram a saída da localidade ao retorno da energia elétrica.


Sem liberação

A prefeitura também informou que, em decorrência das interdições, sob risco de novos deslizamentos, não vai autorizar o restabelecimento total e imediato da energia elétrica na Rua Canário, somente sob ordem judicial. "As avaliações técnicas realizadas desde segunda-feira (6) dão conta de que todo o solo da região está encharcado e suscetível à movimentação", informa a prefeitura.


*Com informações da prefeitura de Santa Maria


Leia mais:




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anônimos e famosos se unem em solidariedade ao RS Anterior

Anônimos e famosos se unem em solidariedade ao RS

Famílias afetadas pelas fortes chuvas devem receber isenção de tarifas em contas da Corsan Próximo

Famílias afetadas pelas fortes chuvas devem receber isenção de tarifas em contas da Corsan

Geral