cratera da Presidente Vargas

Retomada a obra de reparo da cratera da Presidente Vargas

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Rafael Menezes (Diário)/

Depois de mais de 80 dias desde o rompimento da calçada da Avenida Presidente Vargas, reiniciaram nesta terça as obras de reparo, que estavam paradas há mais de 30 dias. A cratera, que já chega a três metros de profundidade, está localizada no Bairro Patronato e bloqueia a via no sentido Bairro-Centro, exigindo desvio dos automóveis.

A partir desta terça, já estão posicionadas as máquinas no local, que segundo a prefeitura, aguardavam apenas a chegada de gabiões, estruturas de aço que farão a contenção necessária do talude do local, que foram enviadas de São Paulo.

O prazo para conclusão da obra é de 60 a 90 dias, de acordo com o secretário de infraestrutura e captação de recursos, estrutura e serviços públicos, José Antônio de Azevedo.

- Não temos como estabelecer menos de três meses a partir de hoje, com a chegada das peças metálicas. Acredito que antes de 60 a 90 dias nós não conseguimos entregar a obra pronta, porque é um trabalho bem minucioso e delicado.

Com homenagens, familiares e sobreviventes da Kiss embarcam para Porto Alegre

PROCESSO
Primeiro, será feita a regularização do fundo da sanga, presente abaixo da cratera, para possibilitar a passagem das máquinas e materiais.


Para o reparo, será necessário refazer a drenagem com tubulações e bueiros, por meio da estruturação de uma laje de concreto de 3 metros que servirá para escorar os muros do fundo e da lateral da cratera. Os gabiões serão dispostos em 60 metros e logo em seguida serão feitos os aterros e o plantio de uma vegetação que fará proteção do material de aterro. Por fim, o muro e a calçada serão reconstruídos, assim como o asfalto da pista e a pintura da sinalização da avenida.


O custo total para realização do reparo será de R$ 942 mil, somando a mão de obra e a compra dos materiais.

Anvisa identifica dois casos suspeitos da variante ômicron em brasileiros


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

RELEMBRE
O buraco surgiu no dia 8 de setembro, depois de um temporal que ocorreu na madrugada. A área está isolada e o trânsito de uma das vias mais movimentadas da cidade está em meia pista no sentido Bairro-Centro. O buraco fica próximo da esquina com a Rua Visconde de Mauá, no Bairro Patronato.


O serviço de conserto começou no dia 18 de outubro, quando a empresa contratada para fazer o reparo, Brita Pinhal, retirou com retroescavadeira parte da calçada, do muro e demais dejetos do local para dar início ao reparo da drenagem pluvial que está comprometida.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'A gente ganhou muita força e solidariedade', diz presidente da AVTSM na chegada à Capital

Próximo

Comitiva de empresários de Santa Catarina e São Paulo visita o Exército em Santa Maria

Geral