Fotos: Adele Pinheiro Henriques (Arquivo pessoal)
Seis bairros de Santa Maria enfrentam falta de água por conta do rompimento de uma rede de abastecimento localizada em um trecho da obra de duplicação das BR-392, na Região Sul.
De acordo com a Corsan, os bairros afetados são Urlândia (vilas Santos e Tropical), Dom Antônio Reis, Lorenzi, Tomazetti, Lorenzi (Vila Severo), Minuano e Passo das Tropas (Vila Ipiranga). São mais de 5 mil famílias atingidas.
O término do conserto está previsto às 20h desta quarta-feira, quando a água deve voltar gradualmente. Poderão ocorrer oscilações na pressão de água até a normalização total, prevista para a madrugada de quinta-feira, alerta a Corsan.
Segundo a companhia, o primeiro rompimento aconteceu na última segunda-feira e desde então as equipes estão mobilizadas para o conserto. Entretanto, a rede de distribuição de água ao longo da BR-392 está localizada dentro de uma galeria, com profundidade maior do que as redes instaladas em logradouros comuns, e por isso dificulta o acesso e requer mais equipamentos.
Conforme a assessoria de imprensa do Dnit, o rompimento da rede não tem nenhuma relação com as obras de duplicação da BR-392. De acordo com o órgão, foi aberto um buraco no local para a construção de uma rede de drenagem. E, alguns metros adiante e mais ao lado, foi detectado o vazamento de água. Tão logo isso ocorreu, os responsáveis pela obra informaram o fato à Corsan.

Leitores do Diário entraram em contato com a reportagem para relatar a falta de água há mais de três dias, que os impedem de fazer as tarefas doméstica mais básicas, como lavar roupa e a louça:
- Estamos sem água na Lorenzi desde o início da tarde do dia 28. A água retornou de madrugada e se foi mais uma vez, como tem sido o janeiro todo. Os trabalhadores não têm como fazer a sua higiene pessoal. Mal temos água para beber porque não nos foi comunicada essa falta de água. Pela tarifa astronômica que é cobrada, o serviço deveria ser bem melhor prestado. Ainda temos que engolir uma concessão absurda por mais 35 anos. 35 anos! De falta de qualidade e descaso com os bairros mais pobres. A prefeitura de Santa Maria não tem a capacidade de resolver esse problema junto à Corsan, que já dura anos. Ainda concedeu a prestação do serviço público de fornecimento de água por mais 35 a essa empresa que tem-se mostrado indiferente às necessidades dos cidadãos mais carentes da cidade. Queria saber se nos bairros mais abastados a Corsan interrompe o fornecimento de água sem avisar ninguém e por dias a fio? Posso apostar que não, pois só se vê as queixas de moradores de bairros periféricos. Absurdo total! - desabafou Adele Pinheiro Henriques , moradora da Rua Adelmo Genro Filho.
CAMINHÕES-PIPA
Para os moradores que possuem reservatórios de água, podem solicitar o abastecimento de água por caminhões pipa pelo telefone 0800 646 6444.
INSTALAÇÃO DE HIDRANTE NA VILA SÃO SERAFIM
Outro ponto da cidade que sofre com o desabastecimento nesta quarta-feira é a Vila São Serafim, na Região Oeste. Desde as 9h, a Corsan interrompeu o abastecimento de água para instalar um hidrante. A previsão de normalização também é no fim da tarde de hoje.