Foto: Vinicius Becker
A Secretaria de Saúde de Santa Maria confirmou, na manhã desta segunda-feira (27), um novo caso de agressão física contra um profissional da rede municipal. O episódio ocorreu durante a madrugada, no Pronto-Atendimento Municipal (PAM), localizado no Bairro Patronato. Segundo a pasta, o agressor seria o acompanhante de um paciente que estava em atendimento na unidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com esse registro, sobe para quatro o número de casos de violência contra servidores da saúde em um intervalo em quase dois meses. Os episódios anteriores ocorreram em unidades básicas das zonas oeste e sul da cidade, envolvendo profissionais de diferentes áreas.
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde repudiou o ato e manifestou solidariedade ao servidor agredido:
A Secretaria repudia qualquer ato de violência contra servidores públicos, especialmente contra aqueles que se dedicam diariamente ao cuidado e à preservação da vida. O caso já foi registrado e está sendo acompanhado pelas autoridades competentes. Reforçamos que a violência contra profissionais de saúde é crime, e que o respeito é essencial para o bom funcionamento do serviço e para garantir um atendimento digno e seguro a toda a população.
O órgão informou, ainda, que o profissional recebeu apoio psicológico e jurídico, e que medidas de segurança estão sendo reforçadas nas unidades de atendimento. Além disso, reforçou que todas as ocorrências são tratadas com rigor e que seguirá acompanhando as investigações em parceria com as autoridades policiais.