O Tribunal do Júri de Santa Maria condenou, na manhã de terça-feira, três homens pela morte de um idoso de 60 anos, ocorrida em 17 abril de 2016. Valdori Pereira dos Santos foi morto a tiros na estrada de acesso ao município de São Martinho da Serra. No julgamento, foram quatro votos favoráveis à condenação de João Carlos Coelho Pereira, Cristian da Silva Martins da Costa e Adalberto da Costa da Silva. Os três foram condenados por homicídio qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima).
Em menos de duas horas, quatro pedestres são assaltados em Santa Maria
João Carlos e Adalberto foram condenados a 15 anos de prisão em regime fechado, sem direito de recorrer da decisão em liberdade. Cristian foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, também sem direito de recorrer em liberdade. A defensora pública Valéria Brondani, que atuou na defesa de Cristian e Adalberto, afirmou que vai recorrer da decisão.
- Não ficou claro, nem no processo, no que consistiu a participação de cada um dos réus no crime. Por conta disso, vamos recorrer da decisão e, também, em relação à redução da pena - comentou a defensora pública.
O Diário tentou contato, por telefone, com a defesa de João Carlos, mas as ligações não foram atendidas.
Homem é preso com drogas no Perpétuo Socorro
Os três já estavam recolhidos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) desde agosto de 2016.
Na época do crime, a vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. Santos foi atingido por disparos no pescoço, tórax e no braço esquerdo. Segundo as investigações, o crime teria sido motivado por uma vingança.