Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Nos dias 13 e 14 de janeiro, 14 mil estudantes vão realizar as provas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Destes, cerca de 11 mil alunos devem fazer a seleção na cidade. E muitos não vêm sozinhos. Restaurantes de Santa Maria já se preparam para oferecer opções em alimentação a vestibulandos e seus familiares neste fim de semana.
Conforme Emerson Nereu, presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr), a expectativa é de um aumento na movimentação nos restaurantes já a partir desta sexta-feira (12), quando os estudantes começam a chegar na cidade.
– No último vestibular, nós tivemos um aumento bem significativo, de 30 a 40% de movimento a mais no final de semana, principalmente no almoço. Sentimos essa demanda de aumento e agora a expectativa é grande, até em função de que todos os hotéis estão com a taxa de ocupação bem alta – projeta Nereu.
A maioria dos proprietários de restaurantes confirmam a alta expectativa. Nesta edição, a Universidade Franciscana (UFN), no Centro, também será um dos locais de prova do concurso. Os candidatos inscritos para Processo Seletivo Seriado (PSS) farão a prova na instituição no sábado (13). Com isso, restaurantes e lancherias da região esperam uma maior movimentação.

É o caso do Restaurante Venâncio Grill. Alexandre Zambarda, 46 anos, responsável pelo atendimento no espaço que fica na Rua Venâncio Aires, conta que o estabelecimento abrirá meia hora antes no fim de semana, a partir das 10h45min:
– A meninada deve vir toda para cá. E não é só eles. Aumenta muito o fluxo de pessoas na cidade, porque tem os pais, motoristas de excursões. O cardápio é preparado para os estudantes, então serão alimentos leves para não prejudicá-los de nenhuma maneira durante a prova.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na Faixa Nova de Camobi, próximo à rótula de acesso a UFSM, há um grande número de estabelecimentos às margens da rodovia que oferecem lanches e almoço. O Restaurante Grill Camobi, por exemplo, há 12 anos no local, já contratou mais funcionários e espera receber cerca de 100 clientes a mais que o normal neste fim de semana.
A proprietária do restaurante, Litieli Camargo da Silva, 48 anos, conta como certa a formação de uma pequena fila do lado de fora do local, uma vez que isso já ocorre em dias de movimento normal. Segundo ela, serão distribuídas senhas para melhor atender os clientes. Ela espera receber mais de 400 pessoas durante os dias de vestibular.
– Esperamos um público maior já a partir de sexta, porque muitos pais e vestibulandos vêm antes para conhecer o local de prova, ficam hospedados na cidade e precisam de lugar para almoçar. O Enem é um público bom também, só que os locais de prova são mais espalhados. Então eu prefiro o vestibular em questão de comércio, porque é mais centralizado na UFSM.

Já o Luiz Eduardo Reiniger, 56 anos, proprietário do restaurante Sal & Pimenta, está mais cauteloso. O estabelecimento não abre aos domingos, normalmente, e não abrirá uma exceção para o vestibular.
– Serão só dois dias, é descentralizado, então nossa expectativa, na verdade, é um ponto de interrogação. Acredito que vai aumentar o movimento, mas creio que seja mais na parte hoteleira. Alimentação também, mas não saberia dizer especificamente qual vai ser o acréscimo. Porém, iremos avaliar. Se esse ano tiver uma movimentação grande na cidade e na região próxima à universidade, de repente, no ano que vem, abrimos aos domingos para o vestibular especificamente.
Vestibular e PSS
O Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM ocorrem nos dias 13 e 14 de janeiro. Ambas as provas serão divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.
- 13 de janeiro: PSS 1 + Prova 1 do Vestibular – 13h30min às 16h30min
- 14 de janeiro (manhã): Prova 2 do Vestibular – 8h às 11h
- 14 de janeiro (tarde): Prova 3 do Vestibular + redação – 13h30min às 18h30min
Ao todo, serão ofertadas 1.831 vagas para ingresso em 2024:
- 122 vagas para os cursos lotados no Campus Cachoeira do Sul
- 120 vagas para os cursos lotados no Campus Frederico Westphalen
- 127 vagas para os cursos lotado no Campus Palmeira das Missões
- 1.462 vagas para os cursos lotados no campus sede, em Santa Maria
Mais informações:
- Edital
- Manual do Candidato
- Veja quais são os acessos para o campus e os serviços disponíveis nos dois dias de provas
- Saiba quais são os locais de prova do Vestibular e PSS
- Confira a relação candidato-vaga por cada curso
Ingresso na UFSM
Em 2024 e 2025, o ingresso vai continuar sendo realizado via Sisu e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A partir de 2026, o Processo Seletivo Seriado (PSS) passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM com 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular vão preencher 30% dos restante das vagas cada um.