data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Dayana produz os bolos em casa
Além de cuidar da saúde e se proteger contra o novo coronavírus, a situação exige uma manobra econômica para dar conta do orçamento. Para isso, empresários e autônomos precisam, mais do que nunca, contar com a rede de clientes e fornecedores que já os cercavam. E mais do que isso: é necessário conquistar novos fregueses.
VÍDEO: minimercado oferece entregas gratuitas durante período de isolamento
Em 2018, ao sair do emprego formal por conta da maternidade, Dayana Mendes Rodrigues da Costa, 32 anos, entendeu que o tempo em casa não era desculpa para não trabalhar. Enquanto procurava uma forma de empreender sem tirar a atenção do filho, ela adorava colocar em prática as receitas de família. E, da rotina de compartilhar fatias de bolo com amigas e vizinhas, em 2019, veio a Caseiros Day:
- Meu negócio é resultado do compartilhamento. Meus vizinhos compram de mim, que compro na rede de supermercados Beltrame e na Sorvefest, empresas que geram empregos na cidade. O autônomo faz parte dessa rede - comenta ela, que mora no centro de Santa Maria.
Com o faturamento do pequeno empreendimento, Dayana reforça o orçamento de casa.
- Neste momento, em que o comércio também precisa de cada um de nós, o meu trabalho tem ainda mais valor. Quando recebo uma encomenda, separo o lucro para continuar investindo. Depois, é na nossa cidade que invisto para as compras da família, sejam elas vestuário, alimentação, entre outras - reforça.
Os bolos que Dayana faz têm, aos poucos, conquistado o público, principalmente pelo perfil no Instagram, um verdadeiro cardápio virtual.
Preparar quitutes caseiros sempre esteve entre os passatempos favoritos dela. Já a escolha dos ingredientes, o modo de preparo e a personalização dos pratos ela aprendeu, primeiro, com a avó, Maria Rodrigues, 79 anos, e, depois, em cursos de aperfeiçoamento.
- Sempre gostei de fazer bolos caseiros, mas não era para ganhar dinheiro. Com a minha avó, aprendi a base das receitas, mas, por vontade de saber mais, busquei conhecimento em vários lugares. Recentemente, fiz cursos com as confeiteiras Marrara Bortolotti e Fernanda Yamao, pela internet - comenta a confeiteira.
Além do sabor, os bolos da Caseiros Day chamam atenção pela simplicidade. Há, também, os que são mais decorados, com aspecto artístico bem elaborado. Por regra, a massa é batida à mão, sem uso de batedeira, e os clientes escolhem tudo, do ingrediente à cobertura.
VÍDEO: campanha do comércio de Camobi leva ajuda a famílias
Os sabores mais pedidos, segundo a confeiteira, são cenoura, limão, chocolate e laranja (leia a receita abaixo). Entretanto, ela oferece mais opções, incluindo os integrais. O preço de cada bolo é calculado conforme o tamanho, modelo e decoração da delícia. De acordo com Dayana, não é fácil de precisar o custo de produção, que varia de receita para receita.
VEJA A RECEITA DO BOLO DE LARANJA
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de suco de laranja
- 1/2 xícara de óleo
Modo de preparo
- Bata os ingredientes no liquidificador, até que fiquem completamente misturados
- Colocar o líquido em um pote redondo, acrescentar duas xícaras de farinha de trigo peneirada e uma colher de chá de fermento
- Misturar a mão, sem batedeira
- Assar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por 35 minutos
Ela conta que, durante a pandemia, a venda de bolos aumentou. São cerca de nove bolos comercializados por dia. Pudins, barras de chocolate recheadas e lasanhas passaram a fazer parte do trabalho da santiaguense. Esses itens devem ser encomendados com antecedência, pois ela não os têm para pronta-entrega.
Ao prestigiar a produção da Caseiros Day, o cliente movimenta outros setores do comércio local, como mercados e as lojas de confeitaria.
- Tudo que compro é natural, nada é industrializado. Precisamos dar oportunidades aos empreendedores da cidade, principalmente durante este período de crise - diz Dayana.
ENTREGAS
- Quando o cliente não pode retirar o bolo na casa de Dayana, ela entrega de carro na casa dele
COMO PEDIR
- Pelo Instagram - @Caseiros-Day
- Pelo WhatsApp - (55) 99184-7278
OPINIÃO
A estudante de Psicologia, Ana Cristina Nascimento é cliente assídua da Caseiros Day.
Os sabores que ela mais gosta são limão, amanditas (bombom), goiabada e brigadeiro.
- Aprecio a qualidade e a finalização dos bolos. O preço é justo e, de quebra, a Day é uma simpatia - elogia Ana.
Para a administradora Eliane Tuchtenhagen, a divulgação pelo Instagram foi decisiva para conhecer o produto.
- Compro com frequência. Os bolos de laranja e brigadeiros são os meus favoritos. Vale a pena experimentar - recomenda Eliane.
FUTURO
Dayana quer montar uma cafeteria de pequeno porte. Para isso, ela pretende fazer cursos focados em bolos de casamento. (Colaborou Rafael Favero
A CAMPANHA #PorTodosNós
- A iniciativa #PorTodosNós convida cada santa-mariense a valorizar quem produz aqui, gera renda e empregos e ajuda o Coração do Rio Grande a pulsar mais forte, mantendo a esperança de dias melhores
- Em ações institucionais, editoriais e comerciais, o Diário mostra a importância de consumir de quem trabalha por todos nós. A campanha começou no dia 18 de abril e seguirá com reportagens diárias nas plataformas impressa e digital
- Ela é promovida em parceria com a prefeitura de Santa Maria e com o apoio institucional das seguintes entidades: OAB Subseção Santa Maria, Sindigêneros, Cacism, AHTurr, Associação Rural, CDL, Sindilojas, Apusm, ATU, Espaço Contábil, SHRBS, Ajesm, Secovi, Sinduscon, Sinprosm e Sindicato dos Comerciários
*Colaborou Rafael Favero