Cinco décadas nas ondas do rádio: Câmara de Vereadores homenageia o programa Controle Geral e seu criador, Vicente Bisogno

Cinco décadas nas ondas do rádio: Câmara de Vereadores homenageia o programa Controle Geral e seu criador, Vicente Bisogno

Fotos: Filipe Schauric

A edição desta quinta-feira (11) do Controle Geral, da Rádio Imembuí, foi diferente. O tradicional programa comandado por Vicente Paulo Bisogno há cinco décadas saiu momentaneamente do estúdio e ganhou espaço no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Criado em 1º de dezembro de 1975, o programa completou 50 anos de história neste ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A homenagem foi conduzida pelo vereador Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil), filho do comunicador. Na Tribuna, ele destacou o caráter inovador do programa desde a criação, quando adotou um formato mais profissional de jornalismo no rádio local, com repórteres e unidade móvel – algo raro para a época.

– Estamos aqui, hoje, completando 50 anos do programa Controle Geral. E quero dizer que estamos diante de um dos profissionais mais completos do rádio brasileiro. Uma figura que poderia ter voado longe de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, por tudo que já fez no microfone, mas que abriu mão de propostas porque não queria ficar longe da sua família – afirmou o vereador.

O vereador Marcelo Bisogno, filho do comunicador, foi o responsável por conduzir a homenagem ao pai

A sessão também contou com homenagens enviadas por nomes ligados à comunicação, como Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS, e o narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin. Do microfone, a homenagem se estendeu também ao violão, com música de Beto Pires.


“O Controle Geral é enorme”

Em discurso emocionado, comunicador e colunista do Diário de Santa Maria Vicente Bisogno reforçou o caráter coletivo e o propósito do programa. Também relembrou o início do programa e a escolha por seguir em Santa Maria.

– Uma das grandes lições que aprendi com a vida é de que nada acontece por acaso. Os nossos desafios, as dificuldades e as provações têm uma finalidade. O Controle Geral é enorme, mas é enorme porque é um projeto concebido para ser executado de forma coletiva. E continua sendo assim, dia a dia. Isso nos dá força e resiliência – destacou.

Vicente e a esposa

Ele agradeceu a homenagem e lembrou o vínculo do programa com a cidade:

– Agradeço esta homenagem, que é feita a um programa de rádio, a um programa que é de Santa Maria – afirmou.


A trajetória de Vicente Paulo Bisogno

Foto: Lauro Alves (Arquivo/Diário)

Natural de São Gabriel, Vicente Paulo Bisogno chegou a Santa Maria aos 10 anos e encontrou no rádio sua vocação precoce. A carreira começou em 1966, na Rádio Santamariense, e ganhou projeção em 1969, quando se tornou narrador esportivo. Aos 21 anos, vivenciou um dos marcos profissionais ao ser convidado para trabalhar na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre.

Na Capital, participou de grandes transmissões esportivas, escreveu para a Zero Hora e apresentou os esportes no Jornal do Almoço, da RBS TV. Em 1975, voltou a Santa Maria a convite do radialista Claudio Zappe, assumindo a gerência da Rádio Santamariense e, depois, a superintendência da Imembuí. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também atuou em diferentes frentes políticas.

Casado com Zelsa Zappe Bisogno, é pai de Marcelo, Daniele e Bruna. Mesmo com mais de cinco décadas de microfone, segue no ar todas as manhãs no comando do programa Controle Geral, na Rádio Imembuí. Escreve também, semanalmente, para o Diário de Santa Maria.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF deixa votação do marco temporal para ano que vem Anterior

STF deixa votação do marco temporal para ano que vem

Lula diz que pode vetar PL que prevê redução de pena de Bolsonaro e afirma que ex-presidente “tem que pagar pela tentativa de golpe” Próximo

Lula diz que pode vetar PL que prevê redução de pena de Bolsonaro e afirma que ex-presidente “tem que pagar pela tentativa de golpe”

Política