Foto: Jose Cruz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11), que poderá vetar o PL da Dosimetria caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional. A proposta reduz penas de condenados pelos atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foi a primeira manifestação pública de Lula sobre o tema, em entrevista à TV Alterosa, quando declarou que Bolsonaro “tem que pagar pela tentativa de golpe”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O petista disse que, embora evite comentar decisões do Legislativo, avaliará o conteúdo quando a matéria chegar ao Executivo. O projeto, já aprovado na Câmara e em análise no Senado, é tratado como alternativa ao PL da Anistia, que previa perdão total das penas impostas pelo STF aos envolvidos nos ataques à democracia.
– [Bolsonaro] Tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez nesse país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora – declarou.
Segundo o relator do texto na Câmara, deputado Paulinho da Força, a proposta prevê que o crime de golpe de Estado absorva o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, reduzindo penas e acelerando a progressão. Na prática, Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses, poderia deixar o regime fechado após cumprir 2 anos e 4 meses
.
Lula criticou diretamente o ex-presidente, afirmando que Bolsonaro estaria livre e apto a disputar eleições caso tivesse reconhecido a derrota. O presidente também voltou a citar que o rival tinha “um plano arquitetado” para assassiná-lo, além de atacar autoridades e explodir um caminhão no aeroporto de Brasília, reforçando a gravidade dos atos que motivaram a condenação.