
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Com a intenção de criar leis mais rígidas em relação ao meio ambiente de Santa Maria, dois projetos foram aprovados pela Câmara de Vereadores e devem ser transformados em lei pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) nesta semana.
Uma das iniciativas é de autoria da vereadora Deili Silva (PTB), Drª Deili, e prevê que donos de carros abandonados em via pública paguem multas e banquem, ainda, a remoção do veículo. Já a outra proposta, apresentada por Alexandre Vargas (PRB), permitirá que a prefeitura limpe terrenos baldios e cobre o serviço do proprietário.
Para onde vai R$ 1 milhão do orçamento da Câmara de Santa Maria
CRIOU RAIZ
Há pouco mais de um ano, um fusca foi deixado para conserto em uma oficina mecânica na Rua João Franciscatto, Bairro São José. O dono, no entanto, não tinha dinheiro para pagar o reparo, segundo o proprietário da oficina, que não quis se identificar. Acabou que o carro nunca mais foi retirado do local. De lá para cá, peças externas foram roubadas, como faróis e acessórios, e a vegetação cresceu ao redor do veículo.
Caso a lei passe a valer, o dono teria de pagar o valor mais baixo: uma multa de R$ 3,4 mil ou 30% do valor do veículo, além de arcar com os custos da remoção e depósito.
Últimos réus do caso CCI são absolvidos no STJ
PERIGO AOS VIZINHOS
Também há mais de um ano, um terreno com vegetação alta na esquina das ruas Benjamin Constant com Silva Jardim preocupa os moradores das redondezas. A dona de casa Idelma Flores, 68 anos, diz já ter reclamado diversas vezes na prefeitura, mas que nenhum proprietário limpou o local ou, ao menos, podou as árvores.
- Junta lixo, ratos e cobras, além de água parada. Já houve até incêndio no matagal. Ultimamente, os galhos estão atrapalhando os fios de luz e há até moradores de rua que se instalam por ali - relata Idelma.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Se a lei entrar em vigor e o dono do terreno não atender às novas notificações, o Executivo poderá limpar o espaço e, depois, cobrar o serviço, como uma multa ou diretamente no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.
As duas leis terão 60 dias para entrar em vigor, partir de sua publicação.
Governo Federal autoriza trabalho aos domingos e feriados
O QUE DIZ A PREFEITURA
A secretária do Meio Ambiente, Sandra Rebelato, avaliou os projetos. Em relação aos veículos abandonados, a secretária afirmou que o Executivo ainda estuda o destino dos carros que serão removidos. Já sobre os terrenos abandonados, Sandradiz estar conversando e acertando detalhes da regulamentação com a vereadora Deili.
Propostas dos vereadores Alexandre Vargas (PRB) e Deili Silva (PTB), Drª Deili, apresentam sugestões para veículos abandonados e terrenos sujos em Santa Maria
Carros abandonados
Veículos deixados em via pública por mais de 15 dias ou em visível estado de má conservação poderão ser recolhidos pela prefeitura- Caso o proprietário seja identificado, deverá pagar o valor mais barato entre 30% do valor do veículo e uma multa de R$ 3.460,00
- O dono teria que arcar com todos os custos de remoção e depósito do veículo
Terrenos baldios
- Autoriza a prefeitura limpar terrenos particulares que estejam sujos ou servindo de depósitos de lixo e cobrar o serviço dos proprietários
- A prefeitura poderá decidir como os custos da limpeza seriam cobrados. Por exemplo, a cobrança poderia ser feita por meio do IPTU do proprietário
- O Executivo poderá efetuar o serviço após enviar notificação ao dono do terreno, para que haja confirmação de que o responsável pelo local estava ciente da situação
- Serão cobrados os valores da mão de obra somados a um percentual de multa