evento

Santa Maria pode receber até R$ 800 mil para decoração de Natal

Thays Ceretta

Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)

A magia do Natal começou a ser revelada em Santa Maria. A festa já tem data marcada para começar: 1º de dezembro. E, neste ano, uma palavra irá nortear as ações do Viva o Natal: o encantamento. Os detalhes de como será a programação natalina na cidade foram apresentados na manhã de ontem, em uma coletiva de imprensa, na sede do Sesc, pela equipe da prefeitura e produtores culturais.

Assim como em 2017, neste ano, a decisão da prefeitura é não investir recursos próprios no Natal. Por isso, foi aberto um chamamento público em que a Chili Produções Culturais de Santa Maria foi selecionada para fazer a organização. O evento poderá captar com a iniciativa privada até R$ 800 mil por meio da Lei Rouanet, de incentivo cultural.

- Esse é um método de financiamento de projeto em que a lei pega 4% do imposto de pessoas jurídicas e 6% de pessoas físicas. Nós estamos buscando arrecadar para aplicar o dinheiro em Santa Maria. O conceito hoje é desenvolvimento econômico com a Lei Rouanet, fazendo com que a verba que ia embora fique aqui - sinaliza Ewerton Falk, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

89 vagas de empregos e estágios para quinta-feira em Santa Maria

A próxima etapa é a captação de recursos, que não virão do município. Toda a responsabilidade é da empresa que ganhou a licitação. O poder público ficará responsável pelo apoio com a mobilidade urbana, na segurança e na captação do dinheiro. Conforme Falk, a missão é articular as relações para que o evento aconteça, já que agora há uma empresa legalmente credenciada para fazer isso.

Na apresentação do projeto, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, intitulou três pessoas como sendo os "reis magos" na produção do projeto: Rose Carneiro, Luciano Santos e Patrícia Garcia.

- Não queremos comparar o Natal dos outros anos, queremos relembrar a data que é para ser comemorada em família, resgatando o sentimento de pertencimento, e essas pessoas estão fazendo isso. A decoração será feita com muita dedicação e carinho. Tenho certeza que pessoas de outras cidades nos visitarão - enfatizou o prefeito.

ORGANIZADORES

Mais de 500 pessoas estarão envolvidas na pré, produção e pós produção. Serão mais de 30 dias de música, teatro e encantamento pela cidade. A meta da programação é atingir mais de 200 mil pessoas.

- As crianças são tão puras e a programação será principalmente para elas. O trabalho vai ser intenso nas escolas e nos bairros da cidade, a gente precisa fazer sentido para essas famílias. É uma programação feita pelos santa-marienses para os santa-marienses - ressalta Rose, responsável pela Chili.

ATRAÇÕES INCLUEM PRESÉPIO E TRENZINHO PELOS BAIRROS

A área de decoração será bem maior neste ano. Começará no Calçadão Salvador Isaía (1ª quadra da Bozano), com surpresas em todos os canteiros, e passará pela Praça Saldanha Marinho, onde estarão a Casa do Papai Noel, o presépio e os símbolos decorativos. A Avenida Rio Branco também será enfeitada e chegará até a Gare.

A árvore fará parte do Natal, mas a organização adianta que não será a mesma estrutura usada até o ano passado. A nova árvore será instalada em novo local da praça. A produção será 100% santa-mariense.

Usuários são notificados de megavazamento no Facebook

O artista plástico Luciano Santos destacou que a decoração terá referências no seu trabalho, que usa muito as memórias pessoais como elemento. Segundo ele, um presépio gigante tomará conta de todos os cenários, do Calçadão até a Gare, com explicações sobre as origens. Uma exposição de trabalhos de alunos das escolas de Santa Maria será integrada ao cenário.

- Queremos criar essa interação, essa sensação de pertencimento das pessoas com a nossa cidade. A intenção é ensinar as crianças sobre o sentido do Natal - destacou o artista.

CASA DO PAPAI NOEL

Além do presépio, o Papai Noel ganhará uma casa para receber as crianças e um palco para apresentação artísticas.

- O cenário quer trazer o encanto para as crianças através do lúdico que ele pode proporcionar - afirmou Luciano.

O tradicional trenzinho natalino estará ativo com encantadores, os duendes, Mamãe Noel e Papai Noel. O trem irá passar pelos bairros da cidade.

- Em alguns bairros, teremos também programação além da passagem para o trenzinho. Para oportunizar que as crianças de bairros possam se encantar com a magia do Natal. Muitas crianças não vêm ao Centro e queremos que o Natal chegue até elas - afirmou Rose Carneiro.

As crianças e adultos também poderão passear no Dindinho do Noel, que estará presente nas Paradas Natalinas, que irão acontecer em todos os sábados de dezembro na área central da cidade.

PROGRAMAÇÃO

  • 1º de dezembro - Abertura Especial - Um Sonho de Natal
  • 9 de dezembro - Show com Wilson Paim
  • 16 de dezembro - Show com o vencedor do The Voice Brasil, Léo Pain
  • 23 de dezembro - Concerto de Natal protagonizado pela Orquestra de Teutônia
  • 29 e 30 de dezembro - As atrações darão boas-vindas ao Ano Novo
  • 6 de janeiro - Encerramento

AS ATRAÇÕES

  • Viva o Natal pela cidade - Ações em bairros  
  • Nos trilhos do Natal - Tours culturais em bairros
  • Parada no Natal - Desfiles temáticos no Centro
  • Sinfonia de Natal - Ações culturais envolvendo música - corais e grupos instrumentais - no palco da Casa do Papai Noel
  • Dindinho do Noel
  • Papai Noel na Praça
  • Arte do Bem - Ações em escolas e lares assistenciais e a intervenção artística na Avenida Rio Branco
  • Ações nas escolas - Serão distribuídos presépios para pintar, recortar, colar e montar
  • Arte na Casa do Papai Noel - Música e teatro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empréstimos para arrumar ruas esburacadas de Santa Maria são aprovados Anterior

Empréstimos para arrumar ruas esburacadas de Santa Maria são aprovados

Só 4 das 50 imagens mais replicadas em WhatsApp são verdadeiras, diz estudo Próximo

Só 4 das 50 imagens mais replicadas em WhatsApp são verdadeiras, diz estudo

Política