data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Lalo de Almeida/Reprodução
Apesar das atenções do mundo todo estarem voltadas para a pandemia do coronavírus, outra doença avança de forma quase silenciosa. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, até o final de março foram notificados quase 500 mil casos de dengue no país em 2020. Em Santa Maria, em abril, o número subiu de 20 para 51 casos num espaço de 13 dias. Segundo informações da prefeitura, ainda existem 57 casos suspeitos em análise.
Leia todas as notícias sobre o coronavírus
Em Santa Maria, a concentração maior de casos é originada do bairro Nova Santa Marta, onde já foram registrados 15 casos de pessoas doentes. Em função disso, a Vigilância em Saúde do município e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) realizaram ações complementares de ataque ao mosquito Aedes aegypti no local e no bairro Nossa Senhora do Rosário, onde também há registros de pessoas infectadas. Ainda no fim de março, a prefeitura lançou um edital convocando 15 profissionais da área da saúde para compor o corpo de agentes de saúde e vigilância ambiental. Deste total, 8 já se apresentaram, e 7 devem assumir nos próximos dias.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, foram reforçadas ações de bloqueio vetorial e aplicação de inseticida nos bairros Nova Santa Maria e Nossa Senhora do Rosário, em cerca de 30 quadras de cada bairro onde foram identificadas pessoas com dengue. Nas primeiras semanas de abril, o inseticida foi reaplicado nos mesmos locais. Além disso, seguem os trabalhos de sensibilização da população, com medidas de prevenção da dengue e de investigação epidemiológica. Nesta sexta-feira, a Vigilância em Saúde de Santa Maria deve definir outras ações em relação ao controle do avanço da dengue no município. Ainda, segundo a assessoria da prefeitura, não há casos de pessoas com H1N1 na cidade.