Foto: Rian Lacerda (Diário)
As fortes pancadas de chuva que atingiram Santa Maria por volta das 20h15min de quinta-feira (7) resultaram no alagamento da sala de espera do Pronto Atendimento (PA) do Patronato. Um vídeo que circulou nas redes sociais durante a noite mostrou a água descendo pelo teto da unidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem conversou com a coordenação administrativa do PA, o problema foi um reflexo direto do vento norte registrado na manhã do mesmo dia. A força do vento carregou galhos e folhas para o telhado da estrutura, bloqueando o sistema de escoamento e retendo a água da chuva que caiu à noite.
O secretário de Saúde do município e a administração do PA compareceram ao local imediatamente após o início do vazamento. Foram adotadas medidas de contenção da água e limpeza do espaço para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos pacientes e dos funcionários que estavam no prédio.
A coordenadora administrativa do local, Verônica Martins Carvalho, explicou a dinâmica do problema e pontuou que o acúmulo de sujeira foi um evento atípico provocado pelo clima.
– O volume excessivo de resíduos trazidos pelo vento causou este entupimento das calhas, levando ao acúmulo de água no telhado, o que causou vazamentos nas salas de espera da unidade. Ressalto que a manutenção de limpeza das calhas é realizada periodicamente, mas foi muito vento hoje (quinta-feira) – afirmou a coordenadora.