Gestantes do Rio Grande do Sul conseguem atendimento mais rápido para pré-natal de alto risco

Desde março de 2024, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem agilizado o atendimento às gestantes com gravidez de alto risco. Até junho de 2025, a fila de espera diminuiu 87%, passando de 577 gestantes para 77. No período, o tempo de espera por uma consulta teve uma redução de 75%, possibilitando que as futuras mamães pudessem ser atendidas aproximadamente um mês após a solicitação da consulta.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A redução é resultado de uma parceria da SES com o TelessaúdeRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para qualificar a regulação ambulatorial. A iniciativa faz parte do projeto RegulaSUS, iniciado em 2014, cujos objetivos são reduzir o tempo de espera por consultas especializadas e melhorar a qualidade do cuidado ofertado nas unidades de saúde dos municípios.

Pré-natal

O pré-natal de alto risco é indicado para mulheres com condições clínicas que exigem acompanhamento especializado de um obstetra durante a gestação. Em muitos casos, quanto mais precoce a intervenção, maior é o benefício para a gestante e o bebê. O acesso rápido à consulta de pré-natal é fundamental para prevenir complicações graves e proteger a saúde da mãe e do bebê.

Para os casos das gestantes que podem ser acompanhadas nos municípios em que residem, o TelessaúdeRS disponibiliza uma equipe de especialistas para discutir os casos com os médicos que atuam nas unidades básicas de saúde. Cerca de 40% dos casos que aguardam consulta médica podem ser discutidos e resolvidos diretamente com auxílio do TelessaúdeRS.

A maior parte das gestantes que aguardavam consultas em centros de maior complexidade na capital estão sendo acompanhadas em seus municípios de origem. Com a oferta mais ágil de atendimento qualificado, elas não precisam esperar na fila para que os problemas sejam resolvidos, evitando, inclusive, deslocamentos desnecessários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com oferta de serviços e informação, Santa Maria avança no tratamento às hepatites virais Anterior

Com oferta de serviços e informação, Santa Maria avança no tratamento às hepatites virais

UBS Ruben Noal funcionará em turno estendido na sexta-feira em Santa Maria Próximo

UBS Ruben Noal funcionará em turno estendido na sexta-feira em Santa Maria

Saúde