O governo do Estado prorrogou o pagamento, até a primeira quinzena de novembro, de recursos para o Programa Inverno Gaúcho com Saúde. O valor de R$ 17,9 milhões em investimentos extras corresponde às despesas o mês de outubro para todos os hospitais prestadores de serviço no SUS.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Portaria nº 1078/2025, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), altera a Portaria SES nº 501/2025, que autorizou o repasse, em caráter excepcional e temporário, de recursos financeiros da Secretaria Estadual de Saúde para custeio das despesas operacionais na rede hospitalar do Estado. A prorrogação até novembro vai ao encontro do significativo crescimento nos atendimentos, nas internações e na dispensação de materiais e medicamentos, tendo como principal causa a epidemia da dengue e as doenças respiratórias, potencializadas no período do inverno.
Conforme a SES, o investimento deve "assegurar o abastecimento contínuo de insumos, medicamentos e materiais hospitalares essenciais diante do aumento da demanda por atendimentos e internações em virtude do agravamento de síndromes respiratórias no período de julho a outubro de 2025".
O documento também prevê autorizar, em caráter excepcional e temporário, o repasse de R$ 71.533.978,08 para o custeio das despesas na rede hospitalar do Estado. Os valores repassados por hospital estão disponíveis no anexo II da portaria Portaria SES nº 1078/2025.