data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) anunciou nesta sexta-feira a suspensão das cirurgias eletivas na instituição. Segundo o Gabinete de Crise do hospital, a decisão foi tomada em função da dificuldade para a aquisição de medicamentos sedativos e anestésicos. A decisão, que vale por tempo indeterminado, está relacionada a procedimentos cirúrgicos eletivos não oncológicos e que necessitam de anestesia geral.
59,5% dos leitos de UTI da região de Santa Maria estão ocupados
Segundo nota publicada, "a decisão foi tomada em conjunto com as áreas técnicas da instituição, diante das dificuldades encontradas no processo de aquisição dos medicamentos considerados essenciais para o tratamento de pacientes que necessitam de leitos avançados de internação. Essa medida visa garantir o atendimento e a assistência hospitalar aos pacientes internados na instituição, assim como viabilizar o estoque de medicamentos aos pacientes que necessitarem de suporte ventilatório de UTI, cirurgias de urgência e cirurgias oncológicas".
Os procedimentos considerados de urgência e emergência permanecem sem alteração, assim como ficou definida a manutenção dos procedimentos que não necessitam dos medicamentos para a anestesia geral.
Por fim, o Gabinete de Crise informou que realiza diariamente a pesquisa e o monitoramento da oferta dos medicamentos sedativos e anestésicos nos principais fornecedores do mercado. Após a normalização da oferta dos produtos, os procedimentos serão retomados.