Husm terá mutirão de atendimentos do SUS neste sábado como parte de mobilização nacional

*com informações do Husm

Husm terá mutirão de atendimentos do SUS neste sábado como parte de mobilização nacional

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Saúde que mobiliza hospitais universitários em todo o país, contará com atuação intensa em Santa Maria para ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias no Dia E.

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa neste sábado (13) de uma mobilização nacional de atendimentos promovida pelo Dia E, ação articulada dentro do programa Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, e tem como foco reduzir filas, agilizar procedimentos represados e ampliar o acesso da população a serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao todo, estão previstos 264 atendimentos no Husm. Desse montante, são 24 consultas de oncologia, 34 ecocardiogramas e 30 cirurgias, entre elas, sete pediátricas.

Esta edição do Dia E, também a última grande mobilização no ano, reunirá simultaneamente os 45 hospitais universitários federais do país vinculados à Ebserh, em um grande esforço conjunto para garantir mais acesso, equidade e resolutividade na rede pública de saúde.

Sobre o Ebserh em Ação

O Ebserh em Ação é um programa nacional da Rede Ebserh, alinhado ao Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa promove mutirões simultâneos em todos os hospitais universitários federais da Rede, fortalecendo o papel dessas instituições na assistência, no ensino e na pesquisa, e contribuindo para a redução das filas e a ampliação do acesso à saúde especializada no SUS.

Rede Ebserh    

O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Última edição do Sorria Santa Maria ocorre neste sábado; saiba como participar em 2026 Anterior

Última edição do Sorria Santa Maria ocorre neste sábado; saiba como participar em 2026

Vacina do Butantan contra a dengue começa a ser aplicada em janeiro Próximo

Vacina do Butantan contra a dengue começa a ser aplicada em janeiro

Saúde