ocupação nos hospitais

Ocupação de leitos clínicos para Covid-19 está em 105,5% em Santa Maria

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Pela segunda vez nesta semana, a taxa de ocupação dos leitos clínicos para paciente com Covid-19 está acima de 100% em Santa Maria. Na terça-feira, a ocupação chegou a 102%. Nesta quinta, a taxa está ainda mais alta: 105,5%. Isso significa que há 191 pacientes internados em áreas que deveriam ser destinadas a 181 pessoas. Já em relação aos leitos de UTI de Santa Maria, 89% estão em uso.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A maior ocupação acontece no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 com planos de saúde. Lá, a taxa de uso dos leitos clínicos está em 113.1% (há 84 leitos e 95 pacientes internados). Em relação à UTI, a taxa está em 91.4% nos 70 leitos. Na UTI Covid do hospital, há apenas três leitos disponível do total de 41. 

Santa Maria recebe mais 8,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Já na Unimed, que também atende internações com plano de saúde, há 32 pacientes em uma área prevista para 12 pessoas (ocupação de 266%). Segundo o hospital, isso acontece porque, inicialmente, a instituição pretendia alocar um paciente em cada quarto privativo de internação. Mas, com o aumento de casos, foi preciso transformá-los em semi-privativos, com mais de um paciente em cada quarto. Na Unimed, não há UTI.

No Hospital Regional, que atende pelo SUS, a ocupação da UTI está em 93.3%, o que significa que há apenas dois dos 30 leitos disponíveis. Nos leitos clínicos, há apenas um livre do total de 40 (ocupação de 97.5%).

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que também é SUS, é o hospital que tem a menor taxa de ocupação nos leitos clínicos: 55%, com 11 dos 20 leitos em uso. Porém, na UTI, todos os 20 leitos para Covid estão em uso. Do total de unidades intensivas, há quatro leitos livres para pacientes não Covid. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital Regional deve ganhar mais oito leitos de UTI Covid-19

Próximo

Santa Maria recebe mais 8,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Saúde