data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
O militar de 28 anos, que é o primeiro caso suspeito do novo coronavírus de Santa Maria, deu alta do Hospital Geral do Exército de Santa Maria (HGeSM) na manhã desta sexta-feira. Ele continua sendo monitorado e está em isolamento domiciliar.
Ministério da Saúde confirma 24 casos suspeitos de coronavírus no RS
De acordo com a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, o motivo da liberação do jovem é porque o quadro gripal leve que ele apresentava não evoluiu desde que ele deu entrada no hospital, na manhã da última quarta-feira.
Ele já realizou exame, que foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), mas a conclusão da análise levará de três a oito dias. Esse exame deve indicar se ele está com Influenza ou outro vírus respiratório. Em caso de negativa do vírus Influenza e a indicação de outro tipo de vírus respiratório, o exame é enviado ao Rio de Janeiro para a detecção ou não do coronavírus.
O jovem mora em Santa Maria e visitou recentemente Londres, Roma, Paris e Madri. Os sintomas começaram há cerca de uma semana e há dois dias ele retornou ao Brasil. Os familiares dele estão em casa e sob monitoramento.
Na Região Central, além do militar, uma jovem de 22 anos de São Gabriel, que retornou recentemente da França, também está em isolamento domiciliar com suspeita de coronavírus.
PREVENÇÃO
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, há casos assintomáticos (sem sintomas)
. Porém, o novo coronavírus também causa infecções de vias aéreas superiores semelhantes ao resfriado, como coriza, febre, dificuldade para respirar e até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, com dificuldade respiratória. No caso do Covid-19, ainda não há relato de infecção sintomática (com sintomas) em crianças ou adolescentes. Como a China compartilhou com a comunidade internacional o sequenciamento do vírus, os países conseguem confirmar os casos de infecção pelo vírus Covid-19.
Como Santa Maria está se preparando para o novo coronavírus
Por isso, é preciso ficar atento a algumas medidas de prevenção:
- Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar
- Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis
- Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse
- Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde
- Manter os ambientes ventilados
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Máscaras cirúrgicas podem ajudar a limitar o espalhamento de doenças respiratórias, mas por si só não são garantia de prevenção e devem ser combinadas com as medidas de higiene