Foto: Guilherme Brum (PMSM)
Santa Maria recebe, nesta segunda-feira (8), o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). São 800 doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município, que começa a imunização já na terça (9). O imunizante é destinado a gestantes a partir de 28 semanas e tem como objetivo proteger os bebês contra bronquiolite nos primeiros meses de vida.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Rio Grande do Sul recebeu 32 mil doses, que estão sendo distribuídas proporcionalmente às Coordenadorias Regionais de Saúde. A estratégia nacional prevê a vacinação das gestantes como forma de garantir que os anticorpos sejam transferidos ao bebê ainda na gestação, assegurando proteção até os seis meses de vida. A aplicação é gratuita pelo SUS e ocorre em dose única.
Com cerca de 3 mil gestantes no município e um quantitativo inicial insuficiente, Santa Maria vai priorizar, neste primeiro momento, gestantes com 36 semanas ou mais. A Secretaria de Saúde afirma que esta fase exigirá ações concentradas, já que se trata de uma vacina inédita na rede municipal.
A superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, explica que o atendimento será individualizado.
– Como é um imunizante que está sendo utilizado pela primeira vez na rede, nossa equipe fará uma avaliação cuidadosa de cada gestante, histórico vacinal, idade gestacional e orientações sobre possíveis reações. Isso torna o processo um pouco mais lento no início, mas extremamente seguro – afirma a superintendente.
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, reforça que a expectativa é ampliar a oferta conforme novas remessas forem enviadas pelo Ministério da Saúde.
– Trabalhamos para que a vacinação comece já na terça-feira, garantindo agilidade e organização. Trata-se de uma estratégia essencial para reduzir casos graves de bronquiolite e fortalecer a proteção dos recém-nascidos em Santa Maria.
A imunização começa na Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro). Com a chegada de novos lotes, a vacinação será ampliada para outras unidades de saúde.
Horários e público-alvo
Terça-feira (9)
- 16h30min às 20h
- Gestantes a partir de 36 semanas
Quinta-feira (11)
- 16h30min às 20h
- Gestantes com 32 semanas ou mais
Sábado (13)
- 8h às 11h
- Gestantes a partir de 28 semanas
Documentos necessários
- Carteira da gestante;
- Documento com foto;
- CPF.