Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes será retomada nesta semana em Santa Maria

Com informações de prefeitura de Santa Maria

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes será retomada nesta semana em Santa Maria

Foto: Vitória Sarturi (Diário)

A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos será retomada nesta semana em Santa Maria. A ação é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com aplicação da vacina Qdenga em diferentes pontos da cidade entre terça-feira (10) e quinta-feira (12), no turno da noite.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A imunização é gratuita e destinada exclusivamente ao público da faixa etária que ainda não recebeu a vacina. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme a estratégia de ampliação adotada no Rio Grande do Sul dentro do Programa Nacional de Imunizações.

A nova etapa ocorre após a primeira ação realizada no último sábado (7), na Policlínica José Erasmo Crossetti, que registrou alta procura mesmo com chuva. Na ocasião, 250 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes, com necessidade de ampliação da estrutura de atendimento devido às filas.


Locais e horários de vacinação

  • Terça-feira (10), das 17h às 20h — EAP/ESF Passo das Tropas (Rua Antônio Kohls, 99, Bairro Passo das Tropas)
  • Quarta-feira (11), das 17h às 20h — EAP/ESF Itararé (Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé)
  • Quinta-feira (12), das 17h às 20h — Associação Comunitária Tancredo Neves (Avenida Paulo Lauda, Bairro Tancredo Neves)

É necessário que o responsável apresente carteira de vacinação, CPF e documento de identificação da criança ou adolescente no momento da aplicação.

Por se tratar de imunizante recente na rede local, após a dose os vacinados permanecem em observação por cerca de 15 minutos, conforme protocolo de segurança.


Sobre a dengue

A dengue é uma arbovirose transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença pode evoluir para quadros graves. Conforme o Ministério da Saúde, a maioria das mortes é evitável com diagnóstico rápido e atendimento adequado.

Os principais sintomas incluem febre alta súbita, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, cansaço e perda de apetite.


Prevenção

A Secretaria de Saúde orienta a população a eliminar água parada e adotar medidas como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, tampar tonéis, colocar areia em pratos de plantas, cuidar de piscinas e destinar corretamente o lixo. Também é recomendado o uso de repelente em áreas de risco.

Denúncias de focos com água parada podem ser feitas pelos telefones (55) 3174-1581 e (55) 7400-5525 (WhatsApp).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes será retomada nesta semana em Santa Maria Anterior

Vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes será retomada nesta semana em Santa Maria

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras Próximo

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Saúde