pandemia

VÍDEO: UPA não registra mortes por Covid-19 há uma semana

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)

A Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) é principal porta de entrada para atendimentos a pacientes com Covid-19 no sistema público de saúde de Santa Maria. Há uma semana, não são registrados novos óbitos pela doença no local que, assim como todo o sistema de saúde, beirou o colapso em março deste ano. 


Com mais seis óbitos, Santa Maria chega a 770 mortes por Covid-19

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria, 84 pessoas morreram por Covid-19 na UPA desde o começo da pandemia. A reportagem do Diário fez um levantamento com base nos comunicados oficiais de óbitos feitos pela prefeitura. O total encontrado foram 75 mortes. A divergência pode ser explicada, segundo a prefeitura, pela exclusão de mortes de pacientes suspeitos que não tiveram a confirmação.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O auge foi em março deste ano, com 24 registros. Somente naquele mês, foram superados os 16 de todo 2020. A queda entre março e abril, que teve 19 mortes, foi de 20%. 

Junho deste ano fechou com o mesmo dado de setembro do ano passado, 7 mortes. Entretanto, aquele mês havia sido o pior até a alta de março deste ano.

No final de maio, mesmo com o dado menor, chegou a sete o número de pessoas que morreram na UPA no aguardo de leitos de Covid-19. À época, foi explicado que a alta resultou de maior procura por consultas. 

ATENDIMENTOS
O pior mês em mortes, março, teve alta demanda de pacientes. Foram 9.703, dos quais 6.071 foram casos suspeitos ou confirmados com infecção pelo coronavírus. Isso representou 62% do total. Em junho, os atendimentos caíram para 5.394, dos quais 2.969 eram relacionados com a Covid. A proporção foi de 55%.

A direção credita a melhora dos dados à vacinação. É observada também uma mudança no perfil das internações por Covid. Em janeiro, o predomínio era de idosos. Já em março, que terminou com metade da população idosa com ao menos uma dose recebida, os pacientes eram mais jovens. 

- Notamos que depois que a imunização foi ampliada começou a diminuição dos atendimentos e casos confirmados, além, claro, da gravidade dos casos - afirma a diretora da UPA, Manuela Trevisan.

Nesta terça-feira, 12 pacientes estavam internados na UPA. Quatro eram casos confirmados de Covid. Outros quatro esperam por internação, sendo um para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

NO MUNICÍPIO
Mesmo com a redução de óbitos, junho foi o 4º mês com mais mortes por Covid em Santa Maria. A média de idade das vítimas, de 61 anos, foi a menor de 2021. Internações em UTI até reduziram, mas se mantém estáveis em patamares altos e com proporção maior de pacientes mais jovens.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais seis óbitos, Santa Maria chega a 770 mortes por Covid-19 Anterior

Com mais seis óbitos, Santa Maria chega a 770 mortes por Covid-19

VÍDEO: procura por doses da vacina contra a Covid-19 foi grande em ação para 40 anos ou mais Próximo

VÍDEO: procura por doses da vacina contra a Covid-19 foi grande em ação para 40 anos ou mais

Saúde