Jornalistas do Grupo Diário recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Jornalistas do Grupo Diário recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Deni Zolin (à esq.) e Gilberto Ferreira receberam hornraria do presidente da Câmara, vereador Givago Ribeiro (centro)

Na tarde desta terça-feira (3), os jornalistas do Grupo Diário, Deni Zolin e Gilberto Ferreira, receberam moção de congratulações na Câmara de Vereadores pela cobertura jornalística realizada em Marrocos. A homenagem foi colocada para apreciação dos demais vereadores pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o vereador Givago Ribeiro (PSDB).


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Givago destacou que a homenagem é um reconhecimento “pela exemplar cobertura jornalística realizada durante a certificação dos geoparques e do terremoto ocorrido em Marrocos”.


— Nós queremos trazer ao conhecimento público o trabalho que essa dupla desenvolveu recentemente, que teve uma repercussão nacional e, até mesmo, uma repercussão internacional. Obviamente não contávamos que os nossos representantes (na certificação no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco) fossem surpreendidos por um terremoto de grande escala e que nos deixou bastante assustados — relembra o presidente ao citar que acompanhou desde o início a cobertura do encontro.


Os jornalistas Deni e Gilberto, que estavam acompanhados da diretora de Jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, foram convidados para compor a mesa. Na sequência, em apresentação por vídeo, os profissionais compartilharam suas experiências em Marrocos.


Gilberto Ferreira, Fabiana Sparremberger, Deni Zolin e Givago Ribeiro (a partir da esq.) Foto: Nathália Schneider (Diário)


— Nós estávamos lá e, claro, nos assustamos muito. É algo que a gente não vive no Brasil, que a gente não tem conhecimento do que é um terremoto. Quando passou um pouco o susto, porque o susto não tinha passado totalmente ainda, nós não nos furtamos em buscar informações. Tanto que fomos procurados por muitos veículos de comunicação e, de lá, nós mantivemos todos informados aqui no Brasil — conta Gilberto.


— Durante o evento em Marrakech nós tivemos esse grande susto, algo totalmente inesperado, há 120 anos não havia terremoto lá. Foi um grande susto. A primeira preocupação nossa, depois que todos nós estávamos bem, foi justamente fazer nosso papel de jornalista que é noticiar. Infelizmente a gente precisa fazer esse trabalho nesses momentos difíceis, porque quem estava aqui no Brasil, estava muito preocupado. A imprensa de todo o país nos procurou, nós éramos os únicos jornalistas brasileiros lá. Então nós acabamos ajudando outros veículos de comunicação a trazerem informações sobre o terremoto — aponta Deni.



Após defender a moção de congratulação, o presidente da casa abriu a votação de forma nominal, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores. Ao justificarem seus votos, os vereadores salientaram o profissionalismo dos jornalistas e também a importância de reconhecer o trabalho realizado. Confira:


"Parabéns ao trabalho de Deni e Gilberto. Além do trabalho profissional que vocês fizeram lá, vocês engrandeceram o nome de Santa Maria. Vocês foram brilhantes. Eram dois grandes profissionais, de uma grande empresa de Santa Maria, representando toda a imprensa do Rio Grande do Sul e do Brasil."  Admar Pozzobom (PSDB)


"Parabéns ao Deni e ao Grupo Diário pelo trabalho de vocês, não só nesse (acontecimento) – esse chamou ainda mais a nossa atenção –, mas por todo o trabalho que é feito pelo Grupo Diário. Que vocês continuem assim, imparciais levando as notícias que vocês levam para toda a população."  Alexandre Vargas (Republicanos)


"Eu quero dizer que me sinto muito contemplado pelo trabalho que vocês fazem, e que o Diário está fazendo, principalmente na cobertura dos geoparques. Graças ao trabalho que vocês fizeram, que a imprensa de Santa Maria fez com seriedade, os geoparques Quarta Colônia e Caçapava terão um grande desenvolvimento."  Danclar Rossato (PSB)


"Importante este reconhecimento das pessoas que convivem conosco e que engrandecem o nome de Santa Maria.Vem uma mistura de sentimentos, naquele momento de tragédia a preocupação nossa era por não sabermos aqui o que estava acontecendo na realidade de lá. E o outro sentimento positivo era de saber que essas ´carinhas´ estavam dando todo o apoio para a imprensa nacional."  Cel. Vargas (Progressistas)


"Pessoas como Gilberto e Deni, que fazem reportagens isentas mas também com o coração. Precisamos disso, precisamos que nos passem tudo que está acontecendo com emoção, e foi isso que vocês fizeram. Vocês trouxeram a realidade do que estava acontecendo sem serem apenas profissionais, sendo também profissionais e humanos."  Luci Duartes (PDT)


"Esta casa merece reconhecer profissionais como Deni e Gilberto, que trabalham com seriedade. A questão jornalística é tão importante para a sociedade e vocês, naquele momento, conseguiram trazer informações importantes. Parabéns pelo trabalho que vocês desenvolvem e, consequentemente, todo o Grupo hoje está sendo reconhecido por esta casa legislativa."  Marina Callegaro (PT)


"Vocês estavam lá lutando pelo desenvolvimento da Região Central do Rio Grande do Sul e puderam levar o melhor que o gaúcho tem que é essa nossa forma de ajudar, de ser proativo num momento que Deus colocou vocês a prova."Roberta Leitão (Progressistas)


"Que bom que hoje nós estamos aqui com vocês. Deus nos permitiu que vocês fizessem uma cobertura mundial, infelizmente com mortes. Mas que bom que o Diário teve a percepção de mandar vocês (para Marrakech)."  Tubias Callil (MDB)


"Temos a oportunidade de estarem nesta casa dois grandes profissionais recebendo essa moção que passa a ser da cidade de Santa Maria. Um trabalho que teve início, meio e fim. O acompanhamento de uma importante conquista para a Região Central que os profissionais acompanham do início até o final. Infelizmente no final tivemos a tragédia do terremoto, mas que felizmente eles conseguiram sair ilesos e ainda fazerem uma grande reportagem a nível nacional."  Valdir Oliveira (PT)


"Quero parabenizar Gilberto e Deni, e toda equipe do Diário. Vocês puderam mostrar o profissionalismo de vocês, a capacidade de assimilar toda a situação que estava acontecendo, transmitir a informação de uma maneira fidedigna e de qualidade, deixando o pessoal aqui um pouco mais tranquilo, além de cumprir o objetivo principal para qual vocês foram lá que era fazer a cobertura jornalística deste grande evento para a nossa região. Pablo Pacheco (Progressistas)


"Vocês merecem todo o reconhecimento e sorte do mundo na trajetória de vocês. Moções que nem essa nos emociona, porque este parlamento tem que fazer isso também, reconhecer pessoas, como o Deni e Gilberto, que levam a informação para toda a Santa Maria."  Tony Oliveira (Podemos)


Cobertura jornalística

Jornalistas do único veículo de comunicação brasileiro credenciado para o 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos, Deni Zolin e Gilberto Ferreira, do Grupo Diário, foram surpreendidos por um outro evento que direcionou os olhares do mundo inteiro para o país africano.


Na noite de 8 de outubro, um terremoto atingiu o local e matou mais de 2,8 mil pessoas. O tremor danificou aldeias no alto das montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakech. Em meio ao caos e ao susto, os jornalistas do Grupo Diário foram contatados por inúmeros veículos de comunicação do país e do mundo para relatar o que vivenciaram na noite de sexta e também o que viram nos dias seguintes.


Certificação dos geoparques

No dia 9 de setembro, os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado de geoparques mundiais da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Por questões de segurança, a entrega dos certificados aos 18 novos geoparques foi realizada em uma tenda onde eram servidos os almoços.


A jornada dos geoparques da região até a certificação da Unesco

Uma comitiva brasileira com 40 autoridades esteve no Marrocos para o evento. Entre elas, o vice-governador Gabriel Souza (MDB), prefeitos da região, representantes da UFSM e de outros geoparques do país. Os repórteres Deni Zolin e Gilberto Ferreira participam da comitiva. O Grupo Diário foi o único veículo de comunicação do Brasil inscrito na Unesco para cobrir o evento em Marrakech.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Expoaer 2023 será realizada neste mês e terá a volta da tradicional Esquadrilha da Fumaça Anterior

Expoaer 2023 será realizada neste mês e terá a volta da tradicional Esquadrilha da Fumaça

Avançam as obras de pontes da Região Norte de Santa Maria Próximo

Avançam as obras de pontes da Região Norte de Santa Maria

Geral