O Legislativo de Santa Maria se encaminha para o encerramento dos trabalhos de 2025 com a última sessão para votações de projetos nesta terça-feira (16). Uma das propostas da pauta é a prorrogação da contratação temporária de professores para garanti-los para 2026. Pelo projeto, serão 488 mestres. Em relação ao ano anterior, o Executivo altera a forma de escolha dos profissionais – não será por meio de processo seletivo, mas, sim, serão chamados os do banco de concursados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Também haverá uma homenagem ao deputado federal Paulo Pimenta (PT), proposta pela vereadora Helen Cabral (PT).
Como o Orçamento era o assunto mais polêmico, principalmente pelo déficit de R$ 66 milhões, e acabou votado na madrugada da última sexta-feira, a tendência é de uma sessão mais tranquila, porém longa, já que precisará de uma extraordinária com a votação de todos os projetos aptos para limpar a pauta de 2025. Talvez prevaleça o clima natalino: sem xingamentos entre os vereadores.
Já a quinta-feira será reservada para a eleição do novo presidente da Câmara. Se a base do governo Rodrigo Decimo (PSD) se mantiverem unida, deverá eleger Sergio Cechin (Progressistas) para presidir a Casa em 2026. Inclusive, o bloco teria levado um puxão de orelha por boatos de que um parlamentar aqui, outro ali estariam pensando em roer a corda...