A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove no dia 6 de março, durante a tradicional Assembleia de Verão, em Torres, Litoral Norte, o primeiro painel com os pré-candidatos a governador lançados. Foram convidados para o encontro Covatti Filho (Progressistas), Edegar Pretto (PT), Gabriel Souza (MDB), Juliana Brizola (PDT), Luciano Zucco (PL), tenente-coronel Zucco e Marcelo Maranata (PSDB). O deputado estadual Ernani Polo (Progressistas), que lançou, internamente, seu nome como pré-candidato do partido, enviou carta solicitando participação no painel e também estará presente, informou a assessoria da Famurs.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os pré-candidatos ao governo do Estado abordarão temas que impactam os municípios em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico. O painel será dividido em três blocos e não haverá perguntas entre os pré-candidatos. Os questionamentos serão elaborados pela Famurs a partir de sugestões enviadas pelas 29 associações regionais de municípios, que têm até esta sexta-feira para encaminhar demandas aos concorrentes ao cargo.
No primeiro bloco, os pré-candidatos terão até cinco minutos para apresentar as propostas de governo. No segundo, cada participante receberá uma pergunta sorteada na hora, com três minutos para resposta. Por fim, eles farão suas considerações finais em até dois minutos. No caso do Progressistas, o tempo será dividido entre os dois representantes da sigla.
– Esse é um momento em que os pré-candidatos terão a oportunidade de apresentar a sua visão e dizer o que pensam sobre o desenvolvimento dos municípios gaúchos. Teremos centenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todas as regiões do Estado, que irão ecoar as impressões junto às suas comunidades – afirmou Adriane Perin de Oliveira (Progressistas), presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, na Região Norte.